Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11591
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marianaalveszancaneli.pdfPDF/A7.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Paula, Frederico Braida Rodrigues de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ferreira, Isabela de Mattos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6938628545043649pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Fernando Tadeu de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3786870040934764pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Denise Mônaco dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4341778035476313pt_BR
dc.creatorZancaneli, Mariana Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1837183437217029pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-07T13:36:16Z-
dc.date.available2020-08-06-
dc.date.available2020-08-07T13:36:16Z-
dc.date.issued2020-04-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11591-
dc.description.abstractThe research approaches the theme of digital photorealism as a technique of interior design presentation, especially regarding their aspects in the digital age context. In the last decades, a great increase in the number of professionals who use the photorealistic digital images as a final presentation way for architecture and interior design. From this observation, the following question arises: how do photorealistic images manifest themselves in interior design presentation in contemporaneity? To answer this question, it is discussed the hypothesis that the photorealistic images are manifested in contemporaneity as part of the digital context in which we are inserted, where there is a search for hyper-real, having a certain fetish by the reality approximations. Thus, the general research objective is to understand the presence of digital photorealistic images in interior design presentation. For this, the adopted methodology is based on two literature reviews, the first one being related to image and photorealism, and the second to the theme of photorealistic images appropriation by architects. In addition, an empirical part is used in which questionnaires and interviews were conducted with some professionals working in the market. It is concluded that digital photorealistic images have become a common language for people inserted in the contemporary digital context, strongly influenced by other technologies of the digital era. It is believed that the professionals themselves are in this scenario when using these images in an almost intuitive way to present their projects.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa aborda o tema do fotorrealismo digital como técnica de apresentação dos projetos de interiores, principalmente no que diz respeito aos seus aspectos no contexto da era digital. É possível perceber, nas últimas décadas, um grande aumento no número de profissionais que utilizam as imagens digitais fotorrealísticas como forma de apresentação final para projetos de arquitetura e de interiores. A partir dessa observação, surge o seguinte questionamento: como as imagens fotorrealísticas se manifestam na apresentação do projeto de interiores na contemporaneidade? Para responder a essa questão, discute-se a hipótese de que as imagens fotorrealísticas se manifestam na contemporaneidade como parte do contexto digital no qual estamos inseridos, onde há uma busca pelo hiper-real, havendo um certo fetiche pelas aproximações da realidade. Assim, o objetivo geral da pesquisa consiste em compreender a presença das imagens digitais fotorrealísticas na apresentação dos projetos de interiores. Para isso, a metodologia adotada baseia-se em duas revisões de literatura, estando a primeira relacionada ao tema da imagem e do fotorrealismo e a segunda ao tema da apropriação das imagens fotorrealísticas pelos arquitetos. Além disso, adota-se uma parte empírica na qual foram aplicados questionários e entrevistas com alguns profissionais atuantes no mercado. Com isso, conclui-se que as imagens digitais fotorrealísticas acabam se tornando uma linguagem comum para as pessoas inseridas no contexto digital contemporâneo, fortemente influenciadas por outras tecnologias da era digital. Acredita-se que os próprios profissionais se encontram nesse cenário ao utilizar essas imagens de forma quase intuitiva para apresentar seus projetos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotorrealismopt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectProjeto de interiorespt_BR
dc.subjectEra digitalpt_BR
dc.subjectRepresentação gráficapt_BR
dc.subjectPhotorealismpt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectInterior designpt_BR
dc.subjectDigital agept_BR
dc.subjectGraphic representationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleAs imagens digitais fotorrealísticas e a apresentação dos projetos de interiores na era digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons