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Tipo: Dissertação
Título: A influência empresarial na política curricular brasileira: um estudo sobre o Movimento pela Base Nacional Comum
Autor(es): Pires, Mônica Dias Medeiros
Primeiro Orientador: Martins, André Silva
Membro da banca: Rodrigues, Rubens Luiz
Membro da banca: Marcassa, Luciana Pedrosa
Resumo: Esta pesquisa aborda a relação entre a classe empresarial e a contrarreforma curricular e investiga a atuação do Movimento pela Base Nacional Comum (MBNC) na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As questões que orientaram a investigação foram definidas nos seguintes termos: Como se deu a atuação do Movimento pela Base Nacional Comum na elaboração da BNCC (EI/EF), que formulações foram apresentadas por esta organização e que estratégias foram utilizadas para validá-las? O projeto de educação defendido pelo MBNC para a BNCC pode ser considerado a expressão do processo de contrarreforma na educação? O objetivo da pesquisa foi analisar as formulações e as estratégias construídas pelo Movimento pela Base Nacional Comum (MBNC) para dirigir o debate e a elaboração da política curricular materializada na BNCC. A fundamentação epistêmica da pesquisa é o materialismo histórico-dialético. O corpus documental é formado por documentos produzidos e/ou apoiados pelo MBNC referentes ao processo de elaboração e consolidação da BNCC. Os procedimentos metodológicos para a análise da produção do MBNC são baseados na pesquisa documental a partir das seguintes categorias de conteúdo: conformismo, função social da escola pública e trabalho educativo. A pesquisa comprova que a influência do MBNC na constituição da BNCC buscou consolidar o projeto de educação e de sociedade da classe empresarial por meio da subordinação do processo formativo dos estudantes brasileiros das escolas públicas às demandas apresentadas no contexto da mais recente crise do sistema capitalista. Nessa linha, o estudo revela que o MBNC defende: a) a subordinação intelectual e moral dos professores ao seu projeto de educação, materializado na BNCC; b) a incorporação da pedagogia das competências como referência para a formação humana dos estudantes brasileiros, trazendo como elemento inovador o refinamento na defesa de competências socioemocionais; c) a utilização desta pedagogia a partir do desenvolvimento da noção do “aprender a aprender”, secundarizando a relevância do conhecimento historicamente produzido e promovendo o esvaziamento da função social da escola básica; d) a vinculação subordinada das propostas curriculares às avaliações externas a partir da definição clara das competências almejadas; e) uma concepção extremamente restrita de trabalho educativo, compreendendo os professores como executores de propostas predefinidas, convertendo-os em legitimadores do projeto hegemônico. Portanto, as formulações e estratégias do MBNC para a consolidação da BNCC revelam que, em sintonia com o processo de mundialização da educação, está em curso no Brasil um processo de formação restrito e unilateral, com o objetivo de formar o homem de novo tipo para a manutenção e aprofundamento do capital-imperialismo.
Abstract: This research addresses the relationship between the business class and the curriculum counter-reform and investigates the performance of the Movement for the Common National Base (MBNC) in the elaboration of the Common National Base (BNCC). The question that guided the investigation was defined in the following terms: How did the Movement work through the Common National Base in the elaboration of the BNCC (EI / EF), what formulations were presented by this organization and what strategies were used to validate them? Can the education project advocated by MBNC for BNCC be considered the expression of the counter-reform process in education? The objective of the research was to analyze the formulations and strategies constructed by the Movement for the Common National Base (MBNC) to direct the debate and the elaboration of the curricular policy materialized in the BNCC. The epistemic foundation of the research is historical-dialectical materialism. The documentary corpus is made up of documents produced and / or supported by MBNC referring to the process of preparing and consolidating the BNCC. The methodological procedures for analyzing the production of the MBNC are based on documentary research based on the following content categories: conformism, social function of the public school and educational work. The research proves that the influence of MBNC in the constitution of BNCC sought to consolidate the project of education and society of the business class by subordinating the training process of Brazilian students in public schools to the demands presented in the context of the most recent crisis of the capitalist system. In this line, the study reveals that MBNC defends: a) the intellectual and moral subordination of teachers to their education project, materialized at BNCC; b) the incorporation of skills pedagogy as a reference for the human education of Brazilian students, bringing refinement in the defense of socio-emotional competences as an innovative element; c) the use of this pedagogy from the development of the notion of “learning to learn”, secondary to the relevance of the knowledge historically produced and promoting the emptying of the social function of the basic school; d) the subordinate link between curricular proposals and external evaluations based on the clear definition of the desired competences; e) an extremely restricted conception of educational work, comprising teachers as executors of predefined proposals, converting them into legitimizers of the hegemonic project. Therefore, the MBNC's formulations and strategies for the consolidation of the BNCC reveal that, in line with the process of globalization of education, a restricted and unilateral training process is underway in Brazil, with the objective of training the new type of man for the maintenance and deepening of capital-imperialism.
Palavras-chave: Política curricular
Movimento pela Base Nacional Comum
Contrarreforma da educação
Curriculum policy
Movement for the Common National Base
Counter-reform of education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11599
Data do documento: 18-Mai-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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