Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1159
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arethafontesalves.pdf3.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Álgebra linear como um curso de serviço para a licenciatura em matemática: o estudo dos espaços vetoriais
Autor(es): Alves, Aretha Fontes
Primeiro Orientador: Mendes, Cristiane de Andrade
Co-orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Bolite Frant, Janete
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo levantar as características de um Curso de Serviço de Álgebra Linear voltado a alunos de Licenciatura em Matemática. Para tanto, desenvolvemos uma análise segundo o Modelo dos Campos Semânticos e uma revisão de literatura, voltada para três temas que permeiam nosso estudo, são eles: a Produção de Significados para a Álgebra Linear; a noção de Curso de Serviço e; a Formação Matemática do Professor de Matemática. Esta análise possibilitou que nos preparássemos para realizar uma pesquisa de campo que se constituiu em um seminário de Álgebra Linear com o intuito de estruturar quais seriam estas características.
Abstract: This work aims to raise the characteristics of a Service Course in Linear Algebra for students of Mathematics. For that, we develop an analysis according to the Model of Semantic Fields and a literature review focused on three themes that permeate our study, they are: Production of meanings for Linear Algebra, the notion of Service Course and; the Mathematics Training of mathematics teacher. This analysis allowed us to prepare ourselves to conduct a field research which constituted which was constituted by a seminary in Linear Algebra with the aim of structuring what these characteristics would be.
Palavras-chave: Álgebra Linear
Modelo dos Campos Semânticos
Formação Matemática do Professor de Matemática
Linear Algebra
Model of Semantic Fields
Mathematics Training of mathematics teacher
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1159
Data do documento: 8-Nov-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.