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dc.contributor.advisor1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665396386303796pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577pt_BR
dc.creatorFonseca, Everton Morais da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491150327658256pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-04T11:58:46Z-
dc.date.available2020-09-04-
dc.date.available2020-09-04T11:58:46Z-
dc.date.issued2020-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11671-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education at the Center for Public Policy and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora. This study sought to analyze six work processes at the secretariat of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF): response to requests received by e-mail, selection process of a fellow, proficiency exam in foreign languages, filing of documents, procedures for defending dissertation and thesis and issuing notes in the Integrated Academic Management System (Siga). The hypothesis assumed was that there are difficulties faced by Administrative Technicians in Education (TAEs) in the execution of these activities, such as failures and lack of standardization, which have generated rework, absence or delay in responding to requests and consequent questions, criticisms and dissatisfaction of the claimants. In this context, the following research question arose: how to promote conditions for improving the activities developed by the TAEs of the Graduate Program in Education at UFJF? To answer this question, the general objective established was to critically evaluate these six work processes at the PPGE secretariat, with the purpose of seeking to improve procedures and the efficiency and control of the service provided. For that, the process management model was used as a theoretical basis to discuss the functioning of the PPGE organizational structure. For the presentation, analysis and interpretation of the data, the case study was used as a qualitative research methodology with the application of instruments such as documentary investigation, field diary and process mapping. With the research, it was possible to verify the existence of several forms of waste in the activities developed, especially those related to failures or the lack of an explicit procedures manual (waste of processing); excessive expenditure of human resources, time, energy and capital (waste of rework, inventory and transportation of information); and not sending or delaying the forwarding of the demand to the recipient and/or the response to the requester (waste of waiting). To overcome these difficulties, an Educational Action Plan was elaborated in which improvements were proposed for the work routines mapped in this study, as well as actions for the adoption of process management within the scope of PPGE, in order to establish the constant mapping and improvement of all organizational processes.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Este estudo buscou analisar seis processos de trabalho na secretaria do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): resposta às solicitações recebidas por e-mail, processo seletivo de bolsista, exame de proficiência em línguas estrangeiras, arquivamento de documentos, procedimentos de defesa de dissertação e de tese e lançamento de notas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). A hipótese assumida foi a de que há dificuldades enfrentadas pelos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) na execução dessas atividades, como falhas e falta de padronização, as quais têm gerado retrabalho, ausência ou demora em responder solicitações e consequentes questionamentos, críticas e insatisfação dos requerentes. Nesse contexto, surgiu a seguinte questão de investigação: como promover condições para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelos TAEs do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF? Para responder essa questão, o objetivo geral estabelecido foi o de avaliar de forma crítica esses seis processos de trabalho na secretaria do PPGE, com o propósito de buscar o aperfeiçoamento dos procedimentos e a eficiência e o controle do serviço prestado. Utilizou-se, para tanto, o modelo de gestão por processos como embasamento teórico para discutir funcionamento da estrutura organizacional do PPGE. Para apresentação, análise e interpretação dos dados, empregou-se como metodologia de pesquisa qualitativa o estudo de caso com aplicação de instrumentos como investigação documental, diário de campo e mapeamento de processos. Com a pesquisa, foi possível verificar a existência de diversas formas de desperdício nas atividades desenvolvidas, destacadamente as relacionadas às falhas ou à falta de um manual de procedimentos explícito (desperdício de processamento); ao gasto excessivo de recursos humanos, de tempo, de energia e de capital (desperdícios de retrabalho, de estoque e de transporte de informação); e ao não envio ou à demora no encaminhamento de demanda ao destinatário e/ou de resposta ao solicitante (desperdício de espera). Para superar essas dificuldades, elaborou-se um Plano de Ação Educacional no qual foram propostas melhorias para as rotinas de trabalho mapeadas neste estudo, bem como ações para a adoção da gestão por processo no âmbito do PPGE, com o intuito de estabelecer o constante mapeamento e aperfeiçoamento de todos os processos organizacionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEficiênciapt_BR
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.subjectDesperdíciopt_BR
dc.subjectAperfeiçoamento de processospt_BR
dc.subjectEfficiencypt_BR
dc.subjectProcess managementpt_BR
dc.subjectWastept_BR
dc.subjectProcess improvementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleGestão por processos: uma possibilidade de desenvolvimento organizacional do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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