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dc.contributor.advisor1Cadilhe, Alexandre José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582472522277913pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Thaís Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8956224266842778pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Wagner-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAzevedo, Barbara Delgado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2612065396122159pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-10T12:07:05Z-
dc.date.available2020-09-10-
dc.date.available2020-09-10T12:07:05Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11678-
dc.description.abstractIn this research, we aim at investigating the meaning negotiation about Portuguese language classroom in interactions between teachers and undergraduate students, from the narrations of the supervised internship. For this reason, it will be analyzed discussions that came out of small scenes in elementary education classrooms, remembered by graduation students of a complementary subject of the supervised internship. The relevance of this work takes in regard the current disputes about teachers’ roles, as well as their performances inside the classroom. In a moment in which the conservative movements promote teachers as reproductors of contents, even more focused on the utilitarian market logic, this study is developed in defense of a teacher education that prioritize reflexibility (CALVACANTI, 2013) and the teacher’s protagonism. This research, on the scope of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), follows in the perspective of transgressor education (HOOKS, 2013), in which the students are engaged in participating of an active process of learning. In order to analyze the classroom interactions’, as well the narrative presented, we follow the assumptions of speech analyses with the theoretical-methodological tools of indexibility (BLOMMAERT, 2005) e entextualization (BAUMAN, BRIGGS, 1990). Besides that, we also consider assumptions of the Interactional Sociolinguistics, specially the concepts of frame. (BATESON, 1955) e footing (GOFFMAN, 2002). As results indicated, it was possible to notice that the students construct their metapragmatics models (WORTHAM, 2006) of teaching, based on what have been discussed and observed. Furthermore, this model of internship promotes more autonomy and responsibility on the teachers that are in formation with their own learning. Besides, it points out the ways to search their own educational practice.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa temos como objetivo principal investigar as negociações de sentidos sobre a sala de aula de língua portuguesa em interações entre formador e licenciandos, a partir da narrativização do estágio supervisionado. Para isso, serão analisadas discussões geradas a partir de pequenas cenas de sala de aula de ensino básico, rememoradas por estudantes de formação inicial em uma disciplina de complemento do Estágio Supervisionado. O trabalho se justifica principalmente pelas atuais disputas acerca do papel do professor, assim como de suas performances em sala de aula. Em um momento em que é cada vez mais forte o movimento conservador que promove docentes como reprodutores de conteúdos, cada vez mais voltados para a lógica utilitarista, essa pesquisa se coloca na perspectiva de uma formação docente que priorize a reflexividade (CAVALCANTI, 2013) e o protagonismo docente. Este estudo, localizado no âmbito da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006), orienta-se por uma perspectiva de educação transgressora (HOOKS, 2013), na qual os estudantes são engajados num processo ativo de participação na aprendizagem. Para a análise das interações da sala de aula, assim como das narrativas apresentadas, seguimos os pressupostos da Análise do Discurso, com as ferramentas teórico-metodológicas de indexicalidade (BLOMMAERT, 2005) e entextualização (BAUMAN, BRIGGS, 1990). Além disso, também utilizamos pressupostos da Sociolinguística Interacional, principalmente os conceitos de enquadre (BATESON, 1955) e footing (GOFFMAN, 2002). Como resultado das análises, foi possível perceber que as narrativas produzidas em sala de aula promovem a complexificação das situações do cotidiano escolar. Além disso, possibilitam que o estágio seja um espaço para a pesquisa coletiva, por meio da reflexão entre os pares e com o auxílio da literatura. Como efeitos das discussões, foi possível observar que os estudantes constroem seus modelos metapragmáticos (WORTHAM, 2006) de como dar aula, com base no que é abordado e observado. Esse modelo de estágio promove ainda autonomia e responsabilidade no professor em formação com o próprio aprendizado, além de apontar caminhos para o pesquisar da própria prática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectNarrativização da sala de aulapt_BR
dc.subjectEstágio como pesquisapt_BR
dc.subjectApplied linguisticspt_BR
dc.subjectTeacher formationpt_BR
dc.subjectClassroom narrativizationpt_BR
dc.subjectInternship as a researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRessignificando a sala de aula de língua portuguesa: narrativas em interação no estágio supervisionadopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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