https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1174
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariamargaretepintochaves.pdf | 12.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Representação da infância em documentários brasileiros: ser criança não significa ter infância |
Autor(es): | Chaves, Maria Margarete Pinto |
Primeiro Orientador: | Reyna, Carlos Francisco Perez |
Membro da banca: | Barreto, Débora Breder |
Membro da banca: | Silva, Dener Luiz da |
Membro da banca: | Araujo, Karla Holanda de |
Resumo: | Esta tese teve como proposta uma pesquisa acerca da representação dos modos de socialização da infância em documentários brasileiros de 2000 a 2013: A Invenção da Infância (SULZBACH, 2000), Que letra é essa? (ROCHA, 2004), Criança, a alma do negócio (RENNER, 2008), Infância Incomum (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2012) e Mitã (MATTOS, 2013). Utilizamos os documentários como base empírica por acreditar que eles nos permitiriam valiosas reinterpretações contemporâneas sobre concepções e modos de socialização da infância brasileira em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Trata-se de um estudo de Antropologia do Cinema que se utiliza do cinema como objeto de pesquisa, no caso, para estudo das concepções e modos de socialização da infância brasileira. Durante a análise fílmica, foi feita uma desconstrução da narrativa fílmica, seguida de sua reconstrução com algumas de suas imagens, de suas múltiplas vozes e a análise das suas representações sobre a infância fundamentando-se em algumas referências teóricas sobre o assunto. |
Abstract: | This thesis aimed to research on the representation of childhood socialization modes in Brazilian documentaries from 2000 to 2013: A Invenção da Infância (SULZBACH, 2000), Que letra é essa? (ROCHA, 2004), Criança, a alma do negócio (RENNER e NISTI, 2008), Infância Incomum (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2012) and Mitã (MATTOS, 2013). We use the documentary as empirical basis for assuming that they would allow us valuable contemporary reinterpretations of Brazilian childhood’s conceptions and modes of socialization in different social, economic and cultural contexts. It is an anthropology study of cinema that uses cinema as a research object, in this case, to study the conceptions and socialization modes of Brazilian childhood. During the film analysis, it was made a deconstruction of the film narrative, then its reconstruction with some of its images, its many voices and the analysis of their representations of childhood based on some theoretical references to the subject. |
Palavras-chave: | Antropologia do Cinema Documentário Sociologia da Infância Infância Socialização Cinema Anthropology Documentary Sociology of childhood Childhood Socialization |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1174 |
Data do documento: | 15-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Ciências Sociais (Teses) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.