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dc.contributor.advisor1Reyna, Carlos Francisco Perez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607T9pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, Débora Breder-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734748D0pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Dener Luiz da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723964D0pt_BR
dc.contributor.referee3Araujo, Karla Holanda de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759632Y9pt_BR
dc.creatorChaves, Maria Margarete Pinto-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4201780Z2pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:41:20Z-
dc.date.available2016-04-04-
dc.date.available2016-04-24T03:41:20Z-
dc.date.issued2015-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1174-
dc.description.abstractThis thesis aimed to research on the representation of childhood socialization modes in Brazilian documentaries from 2000 to 2013: A Invenção da Infância (SULZBACH, 2000), Que letra é essa? (ROCHA, 2004), Criança, a alma do negócio (RENNER e NISTI, 2008), Infância Incomum (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2012) and Mitã (MATTOS, 2013). We use the documentary as empirical basis for assuming that they would allow us valuable contemporary reinterpretations of Brazilian childhood’s conceptions and modes of socialization in different social, economic and cultural contexts. It is an anthropology study of cinema that uses cinema as a research object, in this case, to study the conceptions and socialization modes of Brazilian childhood. During the film analysis, it was made a deconstruction of the film narrative, then its reconstruction with some of its images, its many voices and the analysis of their representations of childhood based on some theoretical references to the subject.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese teve como proposta uma pesquisa acerca da representação dos modos de socialização da infância em documentários brasileiros de 2000 a 2013: A Invenção da Infância (SULZBACH, 2000), Que letra é essa? (ROCHA, 2004), Criança, a alma do negócio (RENNER, 2008), Infância Incomum (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2012) e Mitã (MATTOS, 2013). Utilizamos os documentários como base empírica por acreditar que eles nos permitiriam valiosas reinterpretações contemporâneas sobre concepções e modos de socialização da infância brasileira em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais. Trata-se de um estudo de Antropologia do Cinema que se utiliza do cinema como objeto de pesquisa, no caso, para estudo das concepções e modos de socialização da infância brasileira. Durante a análise fílmica, foi feita uma desconstrução da narrativa fílmica, seguida de sua reconstrução com algumas de suas imagens, de suas múltiplas vozes e a análise das suas representações sobre a infância fundamentando-se em algumas referências teóricas sobre o assunto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropologia do Cinemapt_BR
dc.subjectDocumentáriopt_BR
dc.subjectSociologia da Infânciapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectCinema Anthropologypt_BR
dc.subjectDocumentarypt_BR
dc.subjectSociology of childhoodpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleRepresentação da infância em documentários brasileiros: ser criança não significa ter infânciapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



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