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dc.contributor.advisor1Castañon, José Alberto Barroso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1986569237172174pt_BR
dc.contributor.referee1Hippert, Maria Aparecida Steinherz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1496082873649128pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Walcyr Duarte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1024929580874023pt_BR
dc.creatorCastro, Ludmilla Araújo Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9964492943224544pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T12:46:42Z-
dc.date.available2020-10-22-
dc.date.available2020-10-27T12:46:42Z-
dc.date.issued2020-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11776-
dc.description.abstractWhether as an alternative for transportation, sports equipment, or even as a form of leisure, the use of bicycles has been gaining space in urban areas and people's daily lives. This trend is in line with sustainability, inclusion, and economy, as riding a bicycle provides wellbeing and maintains physical conditioning, in addition to conserving the environment. In this context, this research aims to develop a Cyclability Index (IC) for the city of Juiz de ForaMinas Gerais. The Cyclability Index seeks to establish, quantitatively, based on predetermined parameters, how much a region is prepared to receive cycling as a means of alternative transport. Therefore, the cycling infrastructure of Juiz de Fora was analyzed according to the parameters of Attractiveness, Connectivity, Traffic Conditions, Infrastructure, and Topography, and it was found that the Cycling Index for the city of Juiz de Fora has a score of 0.441. This value, when compared to that obtained by Hartanto (2017), of 0.54, for the region of Arnhem-Holland, despite presenting a small numerical difference, represents a significant difference in the ability to adapt to cycling between the two regions.pt_BR
dc.description.resumoSeja como alternativa de transporte, equipamento esportivo ou até mesmo como forma de lazer, o uso da bicicleta tem ganhado espaço nas áreas urbanas e no cotidiano das pessoas. Essa tendência alinha-se às questões de sustentabilidade, inclusão e economia, à medida que andar de bicicleta proporciona bem-estar e mantém o condicionamento físico, além de conservar o meio ambiente. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é elaborar um Índice de Ciclabilidade (IC) para a cidade de Juiz de Fora-Minas Gerais. O Índice de Ciclabilidade visa estabelecer, quantitativamente, com base em parâmetros predeterminados, o quanto uma região está preparada para acolher o ciclismo como alternativa de transporte. Para isso, foi analisada a infraestrutura cicloviária de Juiz de Fora segundo os parâmetros de Atratividade, Conectividade, Condições do Tráfego, Infraestrutura e Topografia, sendo constatado que o Índice de Ciclabilidade para a cidade de Juiz de Fora possui uma pontuação de 0,441. Esse valor, quando comparado ao obtido por Hartanto (2017), de 0,54, para a região de ArnhemHolanda, apesar de apresentar uma pequena diferença numérica, representa uma diferença significativa na capacidade de adaptação ao ciclismo entre as duas regiões.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ambiente Construídopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiclabilidadept_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectParâmetros de ciclabilidadept_BR
dc.subjectCyclabilitypt_BR
dc.subjectUrban mobilitypt_BR
dc.subjectCyclability parameterspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.titleÍndice de ciclabilidade para a cidade de Juiz de Fora-MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ambiente Construído (Dissertações)



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