https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luisapereiravianna.pdf | PDF/A | 13.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendes |
Autor(es): | Vianna, Luisa Pereira |
Primeiro Orientador: | Costa Junior, Martinho Alves da |
Membro da banca: | Caetano, Renata Oliveira |
Membro da banca: | Cardoso, Renata Gomes |
Resumo: | Esta pesquisa parte de duas gravuras do artista belga James Ensor (1860-1949), intituladas Os insetos singulares (1888) e Rei Peste (1895). Estas obras fazem parte da coleção de Murilo Mendes (1901- 1975) e, atualmente, integram o acervo do Museu de Arte Moderna da UFJF dedicado ao poeta. Neste sentido, são abordados três pontos: o artista, as gravuras, e o poeta. Os principais objetivos dessa dissertação são compreender melhor a figura de James Ensor, estudar as duas imagens do artista e o rico universo que elas apresentam, e analisar a relação de Murilo Mendes com essas gravuras. Neste terceiro ponto, é notória a afinidade do poeta por questões que abarcam a cultura do fim do século, sobretudo no que diz respeito à abordagem do fantástico dentro da realidade. Tal característica é marca registrada nos trabalhos artísticos de Ensor, o qual viveu dentro desta cultura do fim do século XIX. Para compreender todas essas questões, a comparação entre imagens e textos se fez de suma importância, no intuito de demonstrar a presença desses elementos culturais que, por vezes, são semelhantes no contexto histórico tanto do artista quanto do poeta. |
Abstract: | This research starts from two engravings by belgian artist James Ensor (1860-1949), entitled The Singular Insects (1888) and King Pest (1895). These artworks are part of the collection of Murilo Mendes (1901- 1975) and, currently, integrate the collection of the Museum of Modern Art of the UFJF dedicated to poet. In this sense, three points are addressed: the artist, the engravings, and the poet. The main objectives of this dissertation are to better understand the figure of James Ensor, to study the two images of the artist and the rich universe that they present, and to analyze the relationship of Murilo Mendes with these engravings. In this third point, the affinity of the poet is notorious for issues that encompass the culture of the end of the century, especially with regard to the approach of the fantastic within reality. Such characteristic is a trademark of Ensor’s artworks, which lived within this culture of the end of the nineteenth century. To understand all these questions, the comparison between images and texts was of paramount importance, in order to demonstrate the presence of these cultural elements that are, sometimes, similar in the historical context of both the artist and the poet. |
Palavras-chave: | Coleção de arte Gravuras Fin de siècle James Ensor Murilo Mendes Art collection Engravings Fin de siècle James Ensor Murilo Mendes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786 |
Data do documento: | 30-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons