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dc.contributor.advisor1Costa Junior, Martinho Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Renata Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1311068064493268pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Renata Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorVianna, Luisa Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993100454634531pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-29T12:34:46Z-
dc.date.available2020-10-29-
dc.date.available2020-10-29T12:34:46Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11786-
dc.description.abstractThis research starts from two engravings by belgian artist James Ensor (1860-1949), entitled The Singular Insects (1888) and King Pest (1895). These artworks are part of the collection of Murilo Mendes (1901- 1975) and, currently, integrate the collection of the Museum of Modern Art of the UFJF dedicated to poet. In this sense, three points are addressed: the artist, the engravings, and the poet. The main objectives of this dissertation are to better understand the figure of James Ensor, to study the two images of the artist and the rich universe that they present, and to analyze the relationship of Murilo Mendes with these engravings. In this third point, the affinity of the poet is notorious for issues that encompass the culture of the end of the century, especially with regard to the approach of the fantastic within reality. Such characteristic is a trademark of Ensor’s artworks, which lived within this culture of the end of the nineteenth century. To understand all these questions, the comparison between images and texts was of paramount importance, in order to demonstrate the presence of these cultural elements that are, sometimes, similar in the historical context of both the artist and the poet.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa parte de duas gravuras do artista belga James Ensor (1860-1949), intituladas Os insetos singulares (1888) e Rei Peste (1895). Estas obras fazem parte da coleção de Murilo Mendes (1901- 1975) e, atualmente, integram o acervo do Museu de Arte Moderna da UFJF dedicado ao poeta. Neste sentido, são abordados três pontos: o artista, as gravuras, e o poeta. Os principais objetivos dessa dissertação são compreender melhor a figura de James Ensor, estudar as duas imagens do artista e o rico universo que elas apresentam, e analisar a relação de Murilo Mendes com essas gravuras. Neste terceiro ponto, é notória a afinidade do poeta por questões que abarcam a cultura do fim do século, sobretudo no que diz respeito à abordagem do fantástico dentro da realidade. Tal característica é marca registrada nos trabalhos artísticos de Ensor, o qual viveu dentro desta cultura do fim do século XIX. Para compreender todas essas questões, a comparação entre imagens e textos se fez de suma importância, no intuito de demonstrar a presença desses elementos culturais que, por vezes, são semelhantes no contexto histórico tanto do artista quanto do poeta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectColeção de artept_BR
dc.subjectGravuraspt_BR
dc.subjectFin de sièclept_BR
dc.subjectJames Ensorpt_BR
dc.subjectMurilo Mendespt_BR
dc.subjectArt collectionpt_BR
dc.subjectEngravingspt_BR
dc.subjectFin de sièclept_BR
dc.subjectJames Ensorpt_BR
dc.subjectMurilo Mendespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO caótico, o fantástico e o bizarro: duas gravuras de James Ensor na coleção de Murilo Mendespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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