https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11833
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rosilenepereiradeoliveiracorrêa.pdf | PDF/A | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construções Geométricas: uma proposta de ensino utilizando régua, compasso e dobraduras |
Autor(es): | Corrêa, Rosilene Pereira de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Louza Júnior, Nelson Dantas |
Membro da banca: | França, William Versolati |
Membro da banca: | Pereira, Alex Farah |
Resumo: | O presente trabalho discorre sobre a importância das atividades de construções geométricas para desenvolvimento dos discentes em Geometria. Nesta perspectiva, inicialmente, é feito um levantamento sobre o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõe, como conteúdos essenciais, nas competências de Geometria sobre construções geométricas nos anos finais do Ensino Fundamental. A partir das diretrizes da BNCC, é feito uma análise de três coleções de livros didáticos de Matemática, destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, sobre sua adequação às orientações da Base Nacional Comum Curricular. Além disso, o trabalho apresenta as construções geométricas que fazem parte do rol de orientações da BNCC, acrescentada de outras de relevância na consolidação do conteúdo. E, por fim, é sugerido uma proposta de atividades de construções geométricas com a utilização de dobraduras, apresentando o uso de dobraduras como forma auxiliar e diversificada de se trabalhar com as construções geométricas. |
Abstract: | The present work discusses the importance of geometric construction activities for the development of students in Geometry. In this perspective, initially, a survey is made about what the Cammon Base National Curriculum (BNCC) proposes, as essential contents, in the skills of Geometry on geometric constructions in the final years of Elementary School. Based on the BNCC guidelines, an analysis is made of three collections of Mathematics textbooks, destined for the final years of Elementary School, on their adequacy to the guidelines of the Common Base National Curricular. In addition, the work presents the geometric constructions that are part of the list of guidelines of the BNCC, added by others of relevance in the consolidation of the content. Finally, a proposal for geometric construction activities with the use of folds is suggested, presenting the use of folds as an auxiliary and diversified way of working with geometric constructions. |
Palavras-chave: | Construções geométricas Régua e compasso Dobraduras Geometric constructions Ruler and compass Folds |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11833 |
Data do documento: | 6-Ago-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons