https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11846
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
laíscarvalhoknopdealmeida.pdf | 8.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Neder, Mônica de Queiroz Fernandes Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8308275774763566 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Neder, Mônica de Queiroz Fernandes Araújo | - |
dc.contributor.referee2 | Bonadio, Maria Claudia | - |
dc.contributor.referee3 | Martins, Maria Carolina Ragone | - |
dc.creator | Almeida, Laís Carvalho Knop de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1415613052641418 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T21:11:13Z | - |
dc.date.available | 2014-08-21 | - |
dc.date.available | 2020-11-12T21:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-21 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Laís Carvalho Knop de. A poética do preto. 2014.80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Moda) - Instituto de Artes e Design, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11846 | - |
dc.description.abstract | This project aims to develop a collection with 15 female looks produced from the study and research of techniques and thoughts of the japanese stylist Yohji Yamamoto, who has the black color one of the marks of his expression. In this way, this practice was based on symbolic and historical aspects of that color, as well by the stylist's creative process who emphasizes experimenting of fabric on clothing construction. The result was inspired by urban and geometric environments, which determined the party adopted in the creation and develop of the product proposal. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este projeto tem como objetivo desenvolver uma coleção com 15 looks femininos, produzidos a partir do estudo e pesquisa das técnicas e pensamentos do estilista japonês Yohji Yamamoto, que tem na cor preta uma das marcas de sua expressão. Desta forma, esta prática foi fundamentada pelos aspectos simbólicos e históricos da cor em questão, assim como pelo processo criativo do estilista que enfatiza a experimentação do tecido na construção da roupa. O resultado foi inspirado em ambientes urbanos e geométricos, que determinaram o partido adotado na criação e desenvolvimento da proposta de produto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | IAD – Instituto de Artes e Design | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.relation.references | ARAÚJO, M. de Q. F. A cor incorporada ao ensino de projeto. 2006. 223 f. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.BADOUT, F. Yohji Yamamoto. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.BANKS, A; FRASER, T. O essencial da cor no design. São Paulo: Senac SP, 2011.CARMO, P. S. do. Culturas da rebeldia: a juventude em questão. 3 ed. São Paulo: Senac SP, 2000.CARVALHO, A. P. L. de; FERNANDES, C. M. M. Processo de criação através de Yohji Yamamoto. Redige: revista de design, inovação e gestão estratégica. Rio de Janeiro, v.3, n.2, 2012.COELHO, E. R. Do luto ao absoluto: a trajetória da não-cor. 2008. 51 f. Monografia (Especialização em Moda, cultura de moda e arte) – Instituto de Artes e Design, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.ESTEVÃO, A. Imaginários sobre cinema e moda: recortes e costuras a partir do documentário de Wim Wenders sobre Yohji Yamamoto. In: IMAGINÁRIOS de cinema e moda – II Encontro de Cinema UNESA, 2., 2012. Disponível em: <http://synergiaeditora.com.br/arquivos/e-books/ebook_imaginarios_de_cinema_e_moda.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2014.KANDINSKY, W. Do espiritual na arte e na pintura em particular. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.LIPOVETSKY, G. O império do efêmero: a moda e seus destinos nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.MENDES, V.; LA HAYE, A. de. A moda do século XX. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.PALOMO-LOVINSKI, N. Os estilistas de moda mais influentes do mundo: a história e a influência dos eternos ícones da moda. Barueri: Girassol, 2010.PASTOUREAU, M. Preto: história de uma cor. São Paulo: Senac SP; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.PORTAL, F. El simbolismo de los colores. Barcelona: Sophia Perennis, 2005.QUEIROZ, M. A experiência da cor. Petrópolis, 2013. Disponível em: <http://acorsimplificada.com.br/a-experiencia-da-cor/>. Acesso em: 25 abr. 2014.WENDERS, W. Identidade de nós mesmos. [Filme-vídeo]. Produção de Ulrich Felsberg, direção de Wim Wenders. França, Vinny Filmes, 1989. 1 DVD, 81 min. color. son. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Preto | pt_BR |
dc.subject | Black | pt_BR |
dc.subject | Poética | pt_BR |
dc.subject | Poetic | pt_BR |
dc.subject | Yohji Yamamoto | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Linguística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Moda | pt_BR |
dc.title | A poética do preto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Bacharelado em Moda - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License