https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11848
File | Description | Size | Format | |
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edgarbellinixavier.pdf | PDF/A | 20.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Dias, Bruno Henriques | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0551171976628693 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Borba, Bruno Soares Moreira Cesar | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0309392084163978 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co2 | Quirós-Tortós, Jairo | - |
dc.contributor.advisor-co2Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Almeida , Madson Cortes de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7592852392858067 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Leonardo Willer de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9223644407644508 | pt_BR |
dc.creator | Bellini Xavier, Edgar | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8988680600373862 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T21:26:10Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12 | - |
dc.date.available | 2020-11-12T21:26:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11848 | - |
dc.description.abstract | The electric vehicle (EV) fleet has been growing considerably in the last decades, bringing new challenges and opportunities for the electricity system, especially for the Distribution System Operators. In this regard, it is of the utmost importance that governments adopt policies to ensure a robust infrastructure to serve the electric vehicle owners in order not to discourage them from buying those vehicles. This is important since electric vehicles are an eco-friendly mobility fleet that can reduce fossil fuel dependency, noise pollution, help countries to reach the Paris Agreement’s terms and bring some benefits to the electricity system. In this regard, electric vehicle parking lots (EVPL) can play an important role by providing charging stations to those vehicles. But it is very important that the EVPLs are well located and well sized in order to ensure that they can be profitable. This work presents a methodology to determine the optimal size of an EVPL that will not only charge EVs but also have an energy storage system (ESS) and photovoltaic generation (PV) services. The aim of this thesis is to evaluate the profitability of the EVPL operation for 20 years. The proposed methodology shows that a well-sited and well-sized EVPL can be profitable. Moreover, this thesis shows the importance of an energy storage system (ESS) to ensure the profitability of the EVPL and also the positive impact of the photovoltaic (PV) generation in the EVPL profit, when combined to the ESS. | pt_BR |
dc.description.resumo | A frota de veículos elétricos cresceu consideravelmente nas últimas décadas, trazendo novos desafios e oportunidades para o sistema elétrico, especialmente para as empresas de distribuição de energia. Nesse sentido, é de extrema importância que os governos adotem políticas para garantir uma infraestrutura robusta a fim de atender os donos de veículos elétricos, não os desencorajando a comprar esses veículos. Isso é importante, pois os veículos elétricos são considerados uma frota de mobilidade ecológica que pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis, a poluição sonora, ajudar os países a cumprir os termos do Acordo de Paris e trazer benefícios para o sistema elétrico. Nesse sentido, os estacionamentos para veículos elétricos podem desempenhar um papel importante, fornecendo estações de carregamento para esses veículos. Mas é muito importante que esses estacionamentos estejam bem localizados e dimensionados para garantir sua rentabilidade. Esta dissertação apresenta uma metodologia para determinar o tamanho ideal de um estacionamento para veículos elétricos que não apenas os recarregue, mas também seja dotado de um sistema de armazenamento de energia (ESS) e serviços de geração fotovoltaica (PV). O objetivo deste trabalho é avaliar a rentabilidade da operação do estacionamento para veículos elétricos em um horizonte de 20 anos. A metodologia proposta mostra que um estacionamento para veículos elétricos bem locali-zado e dimensionado pode ser rentável. Além disso, este trabalho mostra a importância de um sistema de armazenamento de energia para garantir a rentabilidade do estacionamento para veículos elétricos e também o impacto positivo da geração fotovoltaica no lucro deste estacionamento, quando combinado ao sistema de armazenamento de energia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | eng | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Estacionamento | pt_BR |
dc.subject | Geração fotovoltaica | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de armazenamento | pt_BR |
dc.subject | Avaliação econômica | pt_BR |
dc.subject | Aplicações reais | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Parking lots | pt_BR |
dc.subject | Photovoltaic generation | pt_BR |
dc.subject | Storage systems | pt_BR |
dc.subject | Economic assessment | pt_BR |
dc.subject | Distribution networks | pt_BR |
dc.subject | Real applications | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.title | Economic assessment of an electric vehicle parking lot equipped with photovoltaic generation, energy storage system and electric vehicle chargers | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações) |
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