Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11848
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
edgarbellinixavier.pdfPDF/A20.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Dias, Bruno Henriques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0551171976628693pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Borba, Bruno Soares Moreira Cesar-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309392084163978pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Quirós-Tortós, Jairo-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida , Madson Cortes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7592852392858067pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Leonardo Willer de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9223644407644508pt_BR
dc.creatorBellini Xavier, Edgar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8988680600373862pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-12T21:26:10Z-
dc.date.available2020-11-12-
dc.date.available2020-11-12T21:26:10Z-
dc.date.issued2020-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11848-
dc.description.abstractThe electric vehicle (EV) fleet has been growing considerably in the last decades, bringing new challenges and opportunities for the electricity system, especially for the Distribution System Operators. In this regard, it is of the utmost importance that governments adopt policies to ensure a robust infrastructure to serve the electric vehicle owners in order not to discourage them from buying those vehicles. This is important since electric vehicles are an eco-friendly mobility fleet that can reduce fossil fuel dependency, noise pollution, help countries to reach the Paris Agreement’s terms and bring some benefits to the electricity system. In this regard, electric vehicle parking lots (EVPL) can play an important role by providing charging stations to those vehicles. But it is very important that the EVPLs are well located and well sized in order to ensure that they can be profitable. This work presents a methodology to determine the optimal size of an EVPL that will not only charge EVs but also have an energy storage system (ESS) and photovoltaic generation (PV) services. The aim of this thesis is to evaluate the profitability of the EVPL operation for 20 years. The proposed methodology shows that a well-sited and well-sized EVPL can be profitable. Moreover, this thesis shows the importance of an energy storage system (ESS) to ensure the profitability of the EVPL and also the positive impact of the photovoltaic (PV) generation in the EVPL profit, when combined to the ESS.pt_BR
dc.description.resumoA frota de veículos elétricos cresceu consideravelmente nas últimas décadas, trazendo novos desafios e oportunidades para o sistema elétrico, especialmente para as empresas de distribuição de energia. Nesse sentido, é de extrema importância que os governos adotem políticas para garantir uma infraestrutura robusta a fim de atender os donos de veículos elétricos, não os desencorajando a comprar esses veículos. Isso é importante, pois os veículos elétricos são considerados uma frota de mobilidade ecológica que pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis, a poluição sonora, ajudar os países a cumprir os termos do Acordo de Paris e trazer benefícios para o sistema elétrico. Nesse sentido, os estacionamentos para veículos elétricos podem desempenhar um papel importante, fornecendo estações de carregamento para esses veículos. Mas é muito importante que esses estacionamentos estejam bem localizados e dimensionados para garantir sua rentabilidade. Esta dissertação apresenta uma metodologia para determinar o tamanho ideal de um estacionamento para veículos elétricos que não apenas os recarregue, mas também seja dotado de um sistema de armazenamento de energia (ESS) e serviços de geração fotovoltaica (PV). O objetivo deste trabalho é avaliar a rentabilidade da operação do estacionamento para veículos elétricos em um horizonte de 20 anos. A metodologia proposta mostra que um estacionamento para veículos elétricos bem locali-zado e dimensionado pode ser rentável. Além disso, este trabalho mostra a importância de um sistema de armazenamento de energia para garantir a rentabilidade do estacionamento para veículos elétricos e também o impacto positivo da geração fotovoltaica no lucro deste estacionamento, quando combinado ao sistema de armazenamento de energia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectEstacionamentopt_BR
dc.subjectGeração fotovoltaicapt_BR
dc.subjectSistemas de armazenamentopt_BR
dc.subjectAvaliação econômicapt_BR
dc.subjectAplicações reaispt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectParking lotspt_BR
dc.subjectPhotovoltaic generationpt_BR
dc.subjectStorage systemspt_BR
dc.subjectEconomic assessmentpt_BR
dc.subjectDistribution networkspt_BR
dc.subjectReal applicationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.titleEconomic assessment of an electric vehicle parking lot equipped with photovoltaic generation, energy storage system and electric vehicle chargerspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons