Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11885
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thyarafiorilloduarteresende.pdfPDF/A4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Metas educacionais da educação inclusiva: apontamentos e reflexões na perspectiva do projeto da organização dos estados ibero-americanos para a educação, a ciência e a cultura
Autor(es): Resende, Thyara Fiorillo Duarte
Primeiro Orientador: Ferreira, Eliana Lúcia
Membro da banca: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Santos, Reinaldo dos
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual objetiva-se analisar nas escolas públicas do município de Juiz de Fora, como o projeto “Metas Educacionais para 2021: a educação que queremos para a geração dos bicentenários” está impactando a educação inclusiva no Brasil. Como objetivo principal, a pesquisa pretendeu verificar o significado e a importância do alcance das metas educacionais na educação inclusiva para 2021. Como objetivo específico temos: - Verificar as estratégias usadas pelo governo brasileiro no cumprimento das propostas. - Apontar os índices de inclusão escolar no período de 2010 – 2018. - Analisar o índice de formação dos professores em educação especial na perspectiva inclusiva. A metodologia da pesquisa proposta foi construída com base na análise do discurso na perspectiva francesa, tendo como expoentes Pêcheux (1975) e Orlandi (1990,1993,1996,1999,2012,2013,2015). A análise do discurso, dentre outras funções, consiste em um estudo linguístico, e ao referir-se à linguística, não estamos pensando nela mesma, mas no trabalho empírico de campo sobre a linguagem. Com o intuito de analisar os diversos discursos que se encontram na educação inclusiva (governo, sociedade, alunos, professores), o trabalho pautou-se em apresentar os dados disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, analisando o período de 2008 (desde a implementação do projeto da Organização dos Estados Ibero Americanos para a Educação, Ciência e a Cultura) até o ano de 2018, verificando, assim, quais avanços ocorridos nas Políticas Públicas no Brasil na perspectiva inclusiva. Para cumprir o objetivo de analisar as problematizações que acontecem no Campo do Governo e no Campo das Escolas, o trabalho empírico fez- se necessário, para que assim sejam confrontados os diferentes discursos existentes dentro daquele espaço de convivência social cultural, das escolas públicas dos países que compõem o projeto ME2021. A coleta de dados da primeira parte do corpus da pesquisa foi realizada nas Escolas Estaduais e nas Escolas Municipais no Município de Juiz de Fora, com a devida aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal de Juiz de Fora, pelo parecer consubstanciado: 3.191.693, do dia 12/03/2019. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com o tempo mínimo de 20 minutos para cada participante, e coletados os dados necessários, estes foram analisados e transcritos pela pesquisadora, para posterior análise estatística. O segundo corpus de análise analisou e buscou conhecer os diferentes discursos dos países membros da OEI, através de suas Instituições Públicas de ensino e, como ocorre o processo inclusivo e de formação de professores destas Nações. Como esses países estão articulando o processo inclusivo mediante Políticas Públicas, referenciando o projeto ME2021, na perspectiva inclusiva e possíveis obtidos desde 2008.
Abstract: This is a qualitative research, which aims to analyze in public schools in the city of Juiz de Fora, how the project "Educational Goals for 2021: the education we want for the generation of bicentennials" is impacting inclusive education in Brazil. As its main objective, the research aimed to verify the significance and importance of achieving educational goals in inclusive education for 2021. As a secondary objective we have: - Verify the strategies used by the Brazilian government to comply with the proposals. - Point out the school inclusion rates in the period 2010 - 2018. - Analyze the teacher education index in special education from an inclusive perspective. The proposed research methodology was built based on the discourse analysis from the French perspective, having as exponents Pêcheux(1975) and Orlandi (1990,1993,1996,1999,2012,2013,2015). Discourse analysis, among other functions, consists of a linguistic study, and in referring to linguistics, we are not thinking of itself, but of the empirical fieldwork on language. In order to analyze the various discourses found in inclusive education (government, society, students, teachers), the work was based on presenting the data provided by the Anísio Teixeira National Institute for Educational Studies and Research, analyzing the period 2008 (since the implementation of the project of the Organization of Ibero-American States for Education, Science and Culture) until 2018, thus verifying what advances have been made in public policies in Brazil from an inclusive perspective. To fulfill the objective of analyzing the problematizations that happen in the Government Field and in the Field of Schools, the empirical work was necessary, so that the different discourses existing within that space of cultural social coexistence, of the public schools of the countries are confronted. that make up the ME2021 project. Data collection from the first part of the research corpus was performed at the State Schools and Municipal Schools in the city of Juiz de Fora, with the appropriate approval of the Ethics Committee of the Federal University of Juiz de Fora, according to the opinion: 3,191,693, of 03/12/2019. The research was conducted through semi-structured interviews with a minimum time of 20 minutes for each participant, and collected the necessary data, which were analyzed and transcribed by the researcher for further statistical analysis. The second corpus of analysis analyzed and sought to know the different discourses of OEI member countries, through their Public Educational Institutions and, as it happens, the inclusive process and teacher training of these nations. How these countries are articulating the inclusive process through Public Policies, referencing the ME2021 project, in the inclusive and possible perspective obtained since 2008. Keyword: Inclusion / School / Educational Goals 2021 of OEI.
Palavras-chave: Inclusão
Escola
Metas educativas 2021 da OEI
Inclusion
School
Educational goals 2021 of OEI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11885
Data do documento: 12-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons