https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1188
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
brasilioalvesfreitas.pdf | 729.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Introdução à geometria euclidiana axiomática com o geogebra |
Autor(es): | Freitas, Brasilio Alves |
Primeiro Orientador: | Miyagaki, Olímpio Hiroshi |
Membro da banca: | Casagrande, Rogério |
Membro da banca: | Faria, Mercio Botelho |
Resumo: | Por conhecer a grande dificuldade dos alunos de Ensino Médio, da rede pública Estadual de Minas Gerais, em relação aos conceitos, demostrações e deduções básicas da Geometria Euclidiana plana, foi elaborado um pequeno roteiro de estudo dos axiomas que regem esses conteúdos e também uma introdução às construções geométricas básicas, utilizando os instrumentos euclidianos e o software gratuito GeoGebra. O desenvolvimento do trabalho trouxe como objetivo dotar os alunos do Ensino Fundamental, cursando oitavo ano (antiga sétima série), de uma compreensão gradual e intuitiva da geometria euclidiana plana, buscando, de forma fundamentada fixar os aspectos conceituais básicos que são extremamente necessários para estudos mais aprofundados em cursos posteriores. As atividades propostas no capítulo 4 foram criadas com o intuito de que o aluno, percorrendo os conceitos mostrados no capítulo 2, tenha oportunidade de abstrair-se literalmente e ou com recursos algébricos em um processo de demonstração das propriedades de diversas figuras geométricas. |
Abstract: | Knowing the great hardship high school students of Minas Gerais public school system have concerning the basic concepts, demonstrations and deductions of the Euclidean Geometry, a small study guide of the axioms that rule these contents was made, and also an introduction to the basic geometry constructions using the Euclidean instruments and the free software GeoGebra. The work’s development brought as a goal to endow the middle school students, attending the eight year (the old seventh grade), a gradual and intuitive understanding of the Euclidian Geometry, trying to fix the basic conceptual aspects that are deeply necessary for further studies. The proposed activities on chapter four intend to give the student, going trough the concepts shown on chapter two, the opportunity to abstract on a descriptive way and/or use algebraic resources in a process of demonstration of many geometrical forms. |
Palavras-chave: | Axiomas Geometria Euclidiana Geogebra Axioms Euclidean Geometry Geogebra |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1188 |
Data do documento: | 25-Mar-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.