Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/118
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gustavohenriquedarochareis.pdf1.37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: CALearning - recomendação híbrida de conteúdos educacionais
Autor(es): Reis, Gustavo Henrique da Rocha
Primeiro Orientador: Barrére, Eduardo
Membro da banca: Moreno, Marcelo Ferreira
Membro da banca: Soares Neto, Carlos de Salles
Resumo: O uso de dispositivos m oveis v^em aumentando signi cativamente nos ultimos anos. Outra tend^encia e a consolida c~ao no uso Tecnologias Digitais da Informa c~ao e Comunica c~ao para ns educacionais. Estes cen arios juntos possibilitam novas formas de comunica c~ao entre professores e alunos, como, por exemplo, a recomenda c~ao de conte udos educacionais e colabora c~ao utilizando dispositivos m oveis. Este trabalho mostra uma arquitetura, chamada CALearning, que re une as principais caracter sticas para um sistema de aprendizado m ovel, como promover a colabora c~ao (recomenda c~ao e avalia c~ao de conte udos) entre os alunos e fazer a recomenda c~ao de conte udos de acordo com o estilo de aprendizagem e prefer^encias do usu ario. A arquitetura tamb em faz uso de informa c~oes de contexto para recomendar conte udos adaptados de acordo com as caracter sticas de acesso a Internet (taxa de transmiss~ao) e deslocamento do aluno durante sua intera c~ao com o aplicativo. Como prova de conceito foi desenvolvido tr^es sistemas chamados CALearningDroid, CALearningWeb e CALearningWS, baseado na arquitetura proposta
Abstract: The use of mobile devices have increased signi cantly in recent years. Another trend is the consolidation in using Digital Technologies of Information and Communication for educational purposes. These scenarios together enable new forms of communication between teachers and students, for example, the recommendation of educational content and collaboration using mobile devices. This work shows an architecture called CALearning, which brings together the main features for a mobile learning system as promote collaboration (recommendation and content evaluation) among students and to do the content recommendation according to the learning style and user's preferences. The architecture also does use of context information to recommend content tailored according to the Internet access features (transmission rate) and displacement of the learner during their interaction with the application. As proof of concept, was developed three systems called CALearningDroid, CALearningWeb and CALearningWS, based in the proposed architecture.
Palavras-chave: Estilo de aprendizagem
Informa ções de contexto
Recomendação de conteúdo
Learning Style
Context Information
Content Recommendation
CNPq: Ciência da Computação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/118
Data do documento: 6-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.