https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11969
File | Description | Size | Format | |
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gustavogomeszuma.pdf | PDF/A | 977.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Noé, Sidnei Vilmar | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0769682138014041 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Simanke, Richard Theinsen | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Lucília de Almeida Elias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0390813731547672 | pt_BR |
dc.creator | Zuma, Gustavo Gomes | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-03T14:27:50Z | - |
dc.date.available | 2020-12-03 | - |
dc.date.available | 2020-12-03T14:27:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11969 | - |
dc.description.abstract | The concept of object a, in Jacques Lacan's lessons, have prime position in the field of enjoyment (jouissance). Das Ding, as the ineffable It that lies in the intimate exteriority of the human subjectivity, is a prelude to what will become the object a and is seen by some authors as the lost object of mankind, while object a is the lost object of the individual history. of a person. In his latest formulations on enjoyment, Lacan introduces the field of the feminine, which is not all referred to the phallic signifier. The enjoyment of the mystics is presented in Seminar Book XX, in which the table of formulas of sexuation is used to rate enjoyment modes and can be considered to be as a part of female enjoyment. Gender inequality leads to the Lacanian assertion that there is no relation between the sexes, since there is only one possible inscription of a signifier of the sexual difference in the unconscious - the phallus. This non-relation between the sexes enhances the imminent sublimatory characteristic of pulsional activity, and Lacan's sublimation is synonymous of elevating the object to the dignity of the thing. Object a, in its radical and real dimension of lack, reveals the logical anteriority of desire, which is the founding cause of the subject of the unconscious, and points out the feminine field as the ultimate destiny of human experience, more inclined to the impossible of saying - proper to the field. of real – willing the pursuit of the good saying. The mystic, who doesn’t stop in front of this impossible, makes void the center of his subjective experience, drifting apart and uniting with the Absolute. | pt_BR |
dc.description.resumo | O conceito de objeto a, no ensino de Jacques Lacan, ocupa um lugar central no campo do gozo. Das Ding, enquanto a Coisa inefável que reside na exterioridade íntima da subjetividade humana, é o prenúncio daquilo que virá a ser o objeto a e é considerado por alguns autores como o objeto perdido da espécie humana, enquanto o objeto a é o objeto perdido da história individual de cada um. Em suas últimas formulações sobre o gozo, Lacan introduz o campo do feminino, que é não-todo referido ao significante fálico. O gozo relativo aos místicos é apresentado no Seminário XX, ao situar os modos de gozo a partir da tábua das fórmulas da sexuação, e pode ser considerado como uma face do gozo feminino. A não proporcionalidade entre os sexos leva à asserção lacaniana de que a relação sexual não existe, por haver apenas a inscrição possível de um significante da diferença sexual no inconsciente – o falo. A inexistência da relação sexual acentua o caráter iminentemente sublimatório da atividade pulsional, sendo a sublimação, em Lacan, sinônimo de elevar o objeto à dignidade da coisa. O objeto a, em sua dimensão radical e real de falta, revela a anterioridade lógica do desejo, causa fundante do sujeito do inconsciente, e aponta o campo do feminino como destino último da experiência humana, mais afeita ao impossível em dizer – próprio ao campo do real – ensejando a busca pelo bem dizer. O místico, não se detendo diante deste impossível, faz do vazio o centro de sua experiência subjetiva, destituindo-se e unindo-se ao Absoluto. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Objeto a | pt_BR |
dc.subject | Gozo | pt_BR |
dc.subject | Mística | pt_BR |
dc.subject | São João da Cruz | pt_BR |
dc.subject | Psychoanalysis | pt_BR |
dc.subject | Object a | pt_BR |
dc.subject | Enjoyment | pt_BR |
dc.subject | Mystique | pt_BR |
dc.subject | John of the Cross | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.title | O objeto a, o gozo e a mística de São João da Cruz: um percurso na psicanálise lacaniana | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações) |
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