https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12006
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariadejesusgasparleite.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Fluxo escolar: um estudo sobre a reprovação escolar na rede municipal de São Luís - MA |
Autor(es): | Leite, Maria de Jesus Gaspar |
Primeiro Orientador: | Neubert, Luiz Flávio |
Membro da banca: | Magrone, Eduardo |
Membro da banca: | Castro, Vanessa Gomes de |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado está relacionado com o fluxo escolar da rede pública de ensino municipal de São Luís, diante da sua irregularidade ocasionada pela elevada taxa de reprovação entre os estudantes, principalmente, entre aqueles matriculados do 6º ao 9º ano, com destaque para o 7º ano, onde se concentram as maiores taxas de reprovação em uma série histórica de 2007 a 2017. Buscou-se analisar os possíveis fatores internos e externos à escola que contribuem para a reprovação dos estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, impedindo-os de concluírem o curso na idade certa. O objetivo geral definido para este estudo foi investigar os fatores que contribuem para a elevada taxa de reprovação escolar entre os estudantes do 7º ano, bem como propor um plano de ação educacional para contribuir com a melhoria da aprendizagem e redução do índice de reprovação, na rede pública municipal de São Luís. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, com pesquisa documental e pesquisa de campo de forma amostral. Para a amostra, foram selecionadas 14 escolas, sendo 7 com maiores taxas de reprovação e 7 menores índices de reprovação. Utilizamos, como instrumentos para coleta dos dados, questionários, que foram aplicados junto aos 312 estudantes, assim como entrevista estruturada, respondida por 25 professores e 13 coordenadores escolares. A partir dos estudos realizados por Ribeiro (1991), Ortigão e Aguiar (2013), Tavares Júnior, Mont’Alvão, Neuberth (2015), Soares (2015), dentre outros, foi possível compreender os resultados da pesquisa. Estes revelaram que, provavelmente e principalmente, existe uma tendência de naturalização da reprovação explicada pelo que foi chamado de “pedagogia da repetência”, entre outros fatores internos e externos às escolas. Para finalizar o estudo, propomos um Plano de Ação Educacional (PAE), na expectativa de que ele possa contribuir com a redução dos índices de reprovação e regularização do fluxo escolar de São Luís. Integram o PAE as seguintes ações: Formação Continuada para professores, coordenadores e gestores; Implantação de um projeto de estímulo à frequência escolar dos estudantes; Implantação de um Plano de Intervenção Pedagógica em Alfabetização; Criação do Dia D da Família na Escola, como estratégia para incentivar a participação da família na vida escolar de seus filhos. |
Abstract: | This research was developed within the scope of the Professional Master of Education Management and Evaluation at the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied refers to the school flow in the public school system of São Luís, considering its irregularity caused by the high failure rate among students, especially among those enrolled from the 6th to the 9th grade, with emphasis on the 7th grade, where the highest failure rates are concentrated in a historical series from 2007 to 2017. Our aim was to analyze the possible internal and external factors that contribute to the failure of students in the 7th grade of elementary school, preventing them from completing the course at the due age. The general objective of this study was to investigate the factors that contribute to the high school failure rate among 7th grade students, as well as to devise an educational action plan aimed at improving learning and reducing the failure rate, in the municipal public network of São Luís. To this end, we applied a qualitative approach research methodology by means of a case study, with documentary research and sampling field research. The criterion for the sample was to select 14 schools, 7 with higher failure rates and 7 with lower failure rates. As instruments for data collection, questionnaires were applied to 312 students, and structured interviews were made with 25 teachers and 13 school coordinators. The studies carried out by Ribeiro (1991), Ortigão and Aguiar (2013), Tavares Júnior, Mont’Alvão, Neuberth (2015) Soares (2015), among others, provided the framework for analyzing the results of the research. According to the analysis, probably and mainly, there is a tendency towards naturalization of failure, explained by the so-called “repetition pedagogy”, among other factors, internal and external to schools. We conclude this study recommending an Educational Action Plan (EAP), in the hope that it can contribute to the reduction of failure rates and regularization of the school flow in São Luís. The AEP is comprised of the following actions: Continuing Education for teachers, coordinators and managers; Implementation of a project to encourage students to attend school; Implementation of a Pedagogical Intervention Plan in Literacy; Creation of Family D-Day at School, as a strategy to encourage family participation in their children's school life. |
Palavras-chave: | Fluxo escolar Ensino fundamental Reprovação School flow Elementary school Failure |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12006 |
Data do documento: | 8-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons