https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1200
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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stellafernandesmansurlisboa.pdf | 653.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Função executiva e desempenho em leitura em crianças do ensino fundamental |
Autor(es): | Mansur-Lisboa, Stella Fernandes |
Primeiro Orientador: | Mourão Júnior, Carlos Alberto |
Co-orientador: | Barbosa, Altemir José Gonçalves |
Membro da banca: | Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da |
Membro da banca: | Mármora, Cláudia Helena Cerqueira |
Resumo: | A leitura envolve vários processos, que vão da decodificação das letras até a compreensão do texto. Estudos têm buscado identificar os processos que contribuem para a leitura, dentre eles a função executiva (FE), que é o conjunto de habilidades que permitem direcionar o comportamento. Para analisar a relação entre FE e leitura, foram realizados três estudos. O primeiro analisou a produção científica sobre a relação entre dificuldade de leitura (DL) e FE. Observou-se que essa relação ainda é controvertida, existindo tanto pesquisas que a corroboraram quanto aquelas que não observaram tal associação. O segundo avaliou o desempenho em leitura de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, associando-o ao resultado da escola em um sistema estadual de avaliação de alfabetização. Eles foram divididos em grupo com DL, grupo médio e com Talento em Leitura (TL). Observou-se um número preocupante de alunos com DL, denotando fracasso das escolas em alfabetizar esses alunos. Porém, observou-se que o TL se manifesta até mesmo em escolas com qualidade de ensino baixa. O terceiro comparou o desempenho em FE desses três grupos. Não foram encontradas associações entre as variáveis. As implicações e limitações dessas pesquisas são discutidas. |
Abstract: | Reading involves several processes, ranging from decoding the letters to text comprehension. Studies have sought to identify the processes that contribute to reading, including the Executive Function (EF), which is the set of skills that allow behavior directioning. Three studies were conducted to analyze the relationship between EF and reading. The first one, analyzed the scientific literature looking for the relationship between Reading Disability (RD) and EF. It was observed that this relation is still controversial, i.e. there are researches that corroborated it and others which have not observed such association. The second one assessed the reading performance of students in the 2nd year of elementary school, associating it with the result of the school in a statewide literacy assessment system. The students were divided into a group with reading disability (RD), an intermediate group and a Talent in Reading (TR) group. A disturbing number of students with RD was noted, denoting failure of the schools in alphabetizing these students. However, it was observed that TR manifests itself even in schools with low quality teaching. The third study compared the performance of these three groups in EF. No associations were found between the variables. The implications and limitations of this research are discussed. |
Palavras-chave: | Leitura Função executiva Dificuldade de leitura Talento para leitura Reading Executive function Reading disability Talented reader |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1200 |
Data do documento: | 22-Fev-2013 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia (Dissertações) |
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