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dc.contributor.advisor1Pereira, Luzimar Paulo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0588954431542147pt_BR
dc.contributor.referee1Dutra, Rogeria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900507008311334pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Daniel Albergaria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6607792571125839pt_BR
dc.creatorFerreira, Daniela Alexandre-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6327264513234109pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T19:50:02Z-
dc.date.available2020-12-10-
dc.date.available2020-12-10T19:50:02Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12031-
dc.description.abstractThe present study analyzed the ecclesial "movement" of the Rosary of Santa Monica attended only by women. It is located in the district Nossa Senhora Aparecida in the city of Santos Dumont, Minas Gerais. Through this research it was possible to understand that the Santa Monica Rosary acts motivated by two objectives associated with religion: "ajuda" and sociability. Devotion is the main motive that causes women to participate in the "movement," there is a permanent commitment to the saint. The "ajuda" was understood as a mobilization of women to the needs of others, generally for reasons of illness or financial problems. Sociability ("momentonosso") has two characteristics: it is marked by the gender ("homossociability") and is implied by the movement. "ajuda" and sociability have a dual relationship. Sociability is linked to the profane and the "ajuda" to the sacred. In short, the "movement" created a place for the woman outside the home environment, however, there was no disappearance of the worries with the family and the others. Moreover, outside the home they find a regulatory morality in their social interactions.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisou o ―movimento‖ eclesial do Terço de Santa Mônica frequentado apenas por mulheres. Ele fica localizado no bairro Nossa Senhora Aparecida na cidade de Santos Dumont, Minas Gerais. Através dessa pesquisa foi possível entender que o Terço de Santa Mônica age motivado por dois objetivos associados à religião: a ―ajuda‖ e sociabilidade. A devoção é o motivo principal que faz com que as mulheres participem do ―movimento‖, existe um compromisso permanente com o santo. A ―ajuda‖ foi entendida como uma mobilização das mulheres perante as necessidades dos outros, de maneira geral por motivos de enfermidade ou problemas financeiros. A sociabilidade (―momento nosso‖) possui duas características: ela é marcada pelo o gênero (―homossociabilidade‖) e é implicada pela movimentação. A ―ajuda‖ e a sociabilidade possuem uma relação dual. A sociabilidade está ligada ao profano e a ―ajuda‖ ao sagrado. Em suma, o ―movimento‖ criou um lugar para a mulher fora do ambiente da casa, contudo não houve o desaparecimento das preocupações com a família e os outros. Além disto, fora do espaço da casa elas encontram uma moralidade reguladora nas suas interações sociais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subject"Movimento"pt_BR
dc.subjectSociabilitypt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectMovementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleMães de joelhos, filhos de pé: o terço de Santa Mônica da comunidade de Nossa Senhora Aparecida, a religião, o "Momento Nosso” e a “Ajuda”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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