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dc.contributor.advisor1Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988359903223308pt_BR
dc.contributor.referee1Frederico Augusto D'avila Riani-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8449754950340143pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Teresa Cristina James-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorCiuffo, Leonardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442450452997601pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T23:09:27Z-
dc.date.available2020-12-10-
dc.date.available2020-12-10T23:09:27Z-
dc.date.issued2020-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12047-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master's degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). The management case analyzes the trajectory of the implementation of process management at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). and, specifically, the role of the Processes Office in the dissemination and adoption of this new management philosophy. This research has the question: How is the Office of Processes inserted in a context of improvement and modernization of management at UFJF ?. Thus, this study has the general objective of analyzing the changes in the institution's management with the implementation of BPM (Business Process Management). The specific objectives are: i) to describe management by processes at UFJF; ii) analyze the performance of the Processes Office in the institution and iii) propose an action plan that describes the possible improvements in the work of the Processes Office. Management. The methodology used for the research has a qualitative approach and applied nature of a case study. To this end, documentary research and bibliographic research were used as instruments. As entrevistas com os servidores que participaram da implantação da gestão por processos permitiram a comparação com outras três universidades públicas federais: the Federal University of Espirito Santo (UFES), the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). This, in order to ascertain whether the methodology adopted by the Office of Processes. to ascertain whether the methodology adopted by the Office of Processes can be improved and optimized, and whether it is in accordance with the best BPM practices adopted in other federal higher education institutions. The results inferred from the research demonstrated that people's collaboration is the main factor for the effective implementation and consolidation of the BPM culture in the institutions, and that there is a need for the implementation of an Integrated Management System to support the management of processes. federal higher education institutions. Based on the results obtained, an action plan was proposed that proposes two measures. The first, which allows greater engagement and commitment of people in the dissemination of BPM, aiming at improving the dissemination of the BPM culture. The second, which aims at integrating Information Technology with process management at UFJF, based on a new dynamic of work between the Office of Processes and Information Technology analysts at UFJF.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisa a trajetória da implementação da gestão por processos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, especificamente, o papel do Escritório de Processos na disseminação e adoção desta nova filosofia de gestão. Esta pesquisa tem como questionamento: Como o Escritório de Processos está inserido num contexto de aperfeiçoamento e modernização da gestão na UFJF?. Desta forma, este estudo tem por objetivo geral analisar as mudanças na gestão da instituição com a implementação da BPM (Business Process Management). Os objetivos específicos são: i) descrever a gestão por processos na UFJF; ii) analisar a atuação do Escritório de Processos na instituição e iii) propor um plano de ação que descreva as possíveis melhorias no trabalho do Escritório de Processos. A metodologia utilizada para a pesquisa tem abordagem qualitativa e natureza aplicada de estudo de caso. Para tanto, utilizou-se como instrumentos a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica. As entrevistas com os servidores que participaram da implantação da gestão por processos permitiram a comparação com outras três universidades públicas federais: a Universidade Federal do Espirito Santo (UFES), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Isto, no intuito de averiguar se a metodologia adotada pelo Escritório de Processos pode ser aprimorada e otimizada, e se está de acordo com as melhores práticas de BPM adotadas em outras Instituições federais de ensino superior. Os resultados inferidos na pesquisa demonstraram que a colaboração das pessoas é o fator principal para a efetiva implementação e a consolidação da cultura BPM nas instituições, e que existe a necessidade da implantação de um Sistema Integrado de Gestão para dar suporte ao gerenciamento de processos. A partir dos resultados obtidos foi proposto um plano de ação que propõe duas medidas. A primeira, que permita maior engajamento e comprometimento das pessoas na difusão da BPM, visando à melhoria na disseminação da cultura de BPM. A segunda, que visa a integração da Tecnologia da Informação à gestão por processos na UFJF, a partir de uma nova dinâmica de trabalho entre o Escritório de Processos e os analistas de Tecnologia da Informação da UFJF.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.subjectEscritório de processospt_BR
dc.subjectUFJFpt_BR
dc.subjectInstituições Federais de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectBPMpt_BR
dc.subjectProcess managementpt_BR
dc.subjectProcess officept_BR
dc.subjectFederal Higher Education Institutionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA gestão por processos na Universidade Federal de Juiz de fora: um estudo comparativo com três Instituições de ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)
PROQUALI - Dissertações



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