https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12102
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
anarcisadefreitasnascimento.pdf | 6.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Aprimoramento do atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista na redação do Enem |
Autor(es): | Nascimento, Anarcisa de Freitas |
Orientador: | Menezes, Marcus Bessa de |
Co-orientador: | Magaldi, Carolina Alves |
Miembros Examinadores: | Alexandrino, Daniela Fantoni de Lima |
Miembros Examinadores: | Bocchetti, André |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF). O objeto da dissertação abrange a análise sobre o atendimento especializado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a participantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A pergunta orientadora do caso de pesquisa é: como a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Daeb/Inep) pode atuar no aprimoramento do atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista na redação do Enem? Os objetivos definidos do estudo buscam: descrever como ocorre os atendimentos especializados ofertados pelo Inep aos alunos com NEE, em especial com Transtorno do Espectro Autista; analisar o atendimento dado às demandas por atendimento especializado na redação para alunos com TEA no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido, e analisar as características linguísticas desse público com base na análise de textos de participantes com TEA no Enem de 2017, a fim de refletir sobre as dificuldades e espaços de melhoria no atendimento e propor um Plano de Ação Educacional que se configure como documento de apoio para o Inep, em especial para a Daeb, atender com qualidade alunos com autismo no tocante aos procedimentos relacionados à redação do Enem. Para averiguar os objetivos, utilizou-se a metodologia qualitativa que englobou a pesquisa bibliográfica, realizada por meio da análise comparativa do atendimento educacional especializado destinado a pessoas com autismo nos Estados Unidos, no Canadá e na Inglaterra, e por meio da análise documental dos textos de 21 participantes autistas do Enem do ano de 2017, conforme os critérios e as características da escrita desse público. O instrumental de apoio teórico referente ao atendimento especializado e às características de escrita dos alunos com Transtorno do Espectro Autista foi pautado pelos estudos de: Orrú (2012); Santos e Chiote (2016); Srivastana (2016); Baron-Cohen, Leslie e Frith (1985); Junqueira, Martins e Lacerda (2017); Pennington e Delano (2012); Rodrigues e Albano (2015); Roelfs (2019); Barbosa e Andrade (2018); Santos (2016), entre outros. A partir dos objetivos traçados para o aprimoramento do atendimento a alunos com autismo no Enem foi possível traçar um Plano de Ação Educacional (PAE) com sugestões para as equipes de gestão do Inep de melhoramento dos planos de capacitação de ledores e transcritores do exame para alunos com autismo, de aperfeiçoamento do suporte logístico do exame, com a inclusão do profissional Oral Language Modifier e de recursos de ambiência diferenciados, de aplicação de prova escrita em computador e de inclusão dos recursos linguísticos, em matriz de correção diferenciada para TEA, dos recursos linguísticos inversão pronominal, escrita fonológica, ecolalia e recorte de estruturação textual, características típicas de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), verificadas empiricamente na amostra e redações. |
Resumen : | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (Caed / UFJF). The aim of the dissertation covers the analysis and the following proposal of specialized assistance in the writing of the National High School Exam Enem to participants with Autistic Spectrum Disorder (ASD). The guiding question of the research case was: How can INEP's Basic Education Assessment Directorate improve the specialized care for people with Autism Spectrum Disorder in the Enem newsroom? The study defined objectives sought to: describe how the specialized care offered by Inep to students with disabilities occurs, especially with Autism Spectrum Disorder; to analyze the accommodations offered to the demands for specialized attendance in writing for students with ASD in Canada, United States and United Kingdom, and to analyze the linguistic characteristics of this public based on the analysis of texts of participants with ASD in Enem 2017, in order to reflect on the difficulties and spaces for improvement in service and to propose an Educational Action Plan that is configured as a support tool for Inep, especially Daeb, to serve, with quality, students with autism with regard to related procedures to the Enem newsroom. To ascertain the objectives, we used the qualitative methodology that encompassed bibliographic research, carried out through the comparative analysis on the specialized educational assistance destined to people with autism in the United States, Canada and England, and through the documentary analysis of texts from 21 autistic Enem participants in 2017, in the light of the writing characteristics of that audience. The theoretical support instruments referring to specialized care and writing characteristics of students with Autism Spectrum Disorder was guided by the studies by Orrú (2012); Santos and Chiote (2016); Srivastana (2016); Baron-Cohen, Leslie and Frith (1985); Junqueira, Martins and Lacerda (2017); Pennington and Delano (2012); Rodrigues and Albano (2015); Roelfs (2019); Barbosa and Andrade (2018); Santos (2016), among others. Based on the objectives outlined for improving service to students with autism at Enem, it was possible to draw up an Educational Action Plan (PAE) with suggestions for Inep's management teams to improve the training plans for readers and transcribers of the exam for students with autism, the improvement of the logistical support of the exam, with the inclusion of the professional Oral Language Modifier and differentiated ambience resources, the application of a written test on a computer and the inclusion of the linguistic resources, such as pronominal inversion, phonological writing, echolalia and textual text clipping, typical characteristics of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD), empirically verified in the sample and essays, in the differential correction blueprint for ASD. |
Palabras clave : | Escrita Transtorno do Espectro Autista Enem Writing Autistic Spectrum Disorder Enem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12102 |
Fecha de publicación : | 30-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons