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dc.contributor.advisor1Camurça, Marcelo Ayres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786439H3pt_BR
dc.contributor.referee1Daibert Junior, Robert-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760097U7pt_BR
dc.contributor.referee2Nepomuceno, Nirlene-
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dc.creatorEvaristo, Maria Luiza Igino-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701438E6pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:58:01Z-
dc.date.available2016-04-07-
dc.date.available2016-04-24T03:58:01Z-
dc.date.issued2013-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1212-
dc.description.abstractThe devotion to Our Lady of the Rosary began in the twelfth century, when it would have appeared to Preacher Domingo de Gusmão who gave a prayer to be performed with the help of contas. The Dominicans were responsible for the dissemination of the cult of holly. The process of expansion and colonization allowed contact with the peoples dominated the saint. Blacks in Africa, Europe (especially in Portugal) and the American colonies (especially those inhabited Brazil) adopted Our Lady of the Rosary as a protector. The Blacks Brotherhood of devotion to Our Lady of the Rosary, especially in the eighteenth century in Villa Rica, beyond the black catechization constituted important area of negotiation an conflicts. The contact between Catholicism and African black culture within the Brotherhood of the Rosary is experiencing a syncretism that re-semanticed the universe of Africans and their descendants whose manifestation was mainly at the party in honor of the saint with his congado.pt_BR
dc.description.resumoA devoção a Nossa Senhora do Rosário é datada desde o século XII, quando ela teria aparecido para o Pregador Domingos de Gusmão a quem deu uma oração a ser realizada com a ajuda de contas. Os dominicanos foram os responsáveis pela divulgação do culto à santa. O processo expansionista e de colonização possibilitou o contato dos povos dominados com a santa. Os negros na África, na Europa (principalmente em Portugal) e nas colônias americanas (com destaque aos que habitavam o Brasil) adotaram a Nossa Senhora do Rosário como protetora. As Irmandades Negras de devoção a Nossa Senhora do Rosário, em especial na Vila Rica setecentista, além da catequização negra constituíam importante espaço de negociações e de conflitos. O contato entre o catolicismo e a cultura negra africana no seio da Irmandade do Rosário propiciou um sincretismo que ressemantizou o universo do africano e seus descendentes cuja manifestação se deu principalmente na festa em homenagem a santa com seu congado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIrmandade do Rosáriopt_BR
dc.subjectSincretismopt_BR
dc.subjectOuro Pretopt_BR
dc.subjectMinas Colonialpt_BR
dc.subjectBrotherhood of the Rozarypt_BR
dc.subjectSincretismpt_BR
dc.subjectOuro Pretopt_BR
dc.subjectMinas colonialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleSincretismos, negociações e conflitos: apropriação e inversão do catolicismo nas Irmandades Negras de Nossa Senhora do Rosário na Minas Gerais do século XVIIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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