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dc.contributor.advisor1Huff Júnior, Arnaldo Érico-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799692Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Portella, Rodrigo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737781T3pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Wellington Teodoro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769701Y8pt_BR
dc.creatorSilva Junior, Antonio Carlos da Rosa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4437129P5pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:58:20Z-
dc.date.available2016-04-04-
dc.date.available2016-04-24T03:58:20Z-
dc.date.issued2013-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1213-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the religiosity in method APAC and allocates as one of the mechanismis utilized in the recovery of prisoners. For this, we investigated, initially, as the Cursillo of Christianity, in their field that opposes to Liberation Theology, origin of the early of APAC, influence in religious perspective proclaimed to institution until the present day. After, we show a concise history of the discourse of APAC, emphasizing the sistematization of the method in more recent writings of its founder, Mário Ottoboni. Delimited this bias discursive (first part), we discuss the results of our field research on two basics axles, which allowed us a better understanding of our object. This refers, in the plan, of the notion of moralizing conversion – the prisioner’s personal conversion gives rise to their behavior changes – as well as the verification of how the frame of outcrop of the religiosity dinamizes the religious pluralism in APAC.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação analisa a religiosidade no método APAC e a aloca como um dos mecanismos utilizados na recuperação dos presos. Para tanto, investigamos, de início, como os Cursilhos de Cristandade, em seu ramo que se opõe à Teologia da Libertação, berço dos primórdios apaqueanos, influenciaram na perspectiva religiosa apregoada pela instituição até os dias de hoje. Após, apresentamos um breve histórico do discurso da APAC, enfatizando a sistematização do método nos escritos mais recentes de seu fundador, Mário Ottoboni. Balizado esse viés discursivo (primeira parte), passamos a discorrer sobre os resultados da nossa pesquisa de campo acerca de dois eixos basilares, que nos permitiram uma melhor compreensão do nosso objeto. Trata-se, de plano, da noção de conversão moralizante – a conversão pessoal do preso dá azo às suas mudanças de comportamento –, bem como da verificação de como o quadro de afloramento da religiosidade dinamiza o pluralismo religioso na APAC.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAPACpt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectConversão moralpt_BR
dc.subjectPluralismo religiosopt_BR
dc.subjectAPACpt_BR
dc.subjectReligiousitypt_BR
dc.subjectMoral conversionpt_BR
dc.subjectReligious pluralismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleRecuperação religiosa de presos: conversão moral e pluralismo religioso na APACpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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