https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12192
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
renatasalmitodeandrade.pdf | PDF/A | 6.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Estudo de caso sobre a gestão pedagógica dos resultados educacionais de quatro escolas municipais de Teresina (Piauí) |
Autor(es): | Andrade, Renata Salmito de |
Orientador: | Faria, Edna Silva |
Miembros Examinadores: | Kistemann Junior, Marco Aurélio |
Miembros Examinadores: | Muylaert , Naira da Costa |
Resumo: | A presente dissertação desenvolveu-se no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A partir do caso de gestão estudado foi possível discutir como as equipes gestoras das unidades de ensino da rede pública municipal de Teresina, Piauí (PI), regional leste, entendem a avaliação e o uso dos resultados na melhoria da oferta do ensino e, consequentemente, no desempenho dos alunos. O objetivo geral deste estudo foi analisar como as equipes gestoras utilizam os resultados das avaliações externas (Saethe, Saeb e Prova Teresina) para orientar o trabalho de gestão pedagógica. A pesquisa tem como objetivos específicos fazer uma caracterização da Semec, bem como das políticas de ensino, avaliação, gestão e parcerias que envolvem o sistema de ensino do município; compreender a importância das avaliações de larga nas políticas de ensino das escolas e da rede municipal de Teresina e propor intervenções na prática de utilização dos resultados visando a uma gestão pedagógica com o intuito de lançar mão de estratégias pedagógicas eficientes e eficazes para a melhoria do desempenho dos alunos. A questão norteadora do estudo foi: como as equipes gestoras das unidades de ensino utilizam os resultados das avaliações em larga escala para orientar o trabalho de gestão pedagógica da escola? Partindo da percepção da superintendente escolar nos momentos de monitoramento, assumiu-se como hipótese que as escolas da Rede Pública Municipal de Teresina já fazem a análise estatística dos resultados das avaliações, porém, o uso dos resultados para a melhoria da gestão pedagógica ainda não é tão eficaz. Para a realização da pesquisa, a metodologia utilizada foi o estudo de caso desenvolvido em quatro unidades de ensino, trabalhando com uma abordagem qualitativa, embasada em Richardson (1999), Lakatos e Marconi (2003) e Gil (2008). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários aplicados com 12 professores de 5º e 9º anos das disciplinas de língua portuguesa e matemática e entrevistas com 4 diretores e 4 coordenadores pedagógicos. Esses instrumentos foram analisados de acordo com o referencial teórico embasado na concepção de avaliação dos autores Bonamino e Sousa (2012), Hoffmann (2000), Luckesi (2011), Gatti (2014), entre outros. A análise desses instrumentos mostrou que a equipe gestora das unidades de ensino pesquisadas possuem uma noção conceitual da avaliação, mas que essa noção ainda é limitada por estes não se sentirem participantes do processo avaliativo, foi possível perceber também que as ações de apropriação dos resultados ainda são rasas e imediatistas, não fazendo parte do projeto da escola e que a responsabilização pelos resultados está atrelada ao programa de valorização ao mérito. Esta análise embasa a elaboração do Plano de Ação Educacional (PAE), que é constituído de cinco etapas: promoção de grupos de estudos; pactuação do papel de cada sujeito envolvido na gestão pedagógica da escola; formação continuada em serviço; instrumentalização e acompanhamento das escolas em um movimento de inserção dos resultados das avaliações nas reuniões pedagógicas e renovação do Projeto Político Pedagógico das escolas. Essas ações foram planejadas no sentido de desenvolver nas escolas uma cultura de apropriação dos resultados das avaliações externas. |
Resumen : | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). Based on the management case studied, it was possible to discuss how the management teams of the teaching units of the municipal public school of Teresina-PI, east region, understand the evaluation and the use of the results in the improvement of the teaching offer and consequently in the students' performance. The general objective of this study was to analyze how management teams use the results of external evaluations (Saethe, SAEB and Prova Teresina) to guide the pedagogical management work. The research has as specific objectives to characterize SEMEC, as well as the teaching, evaluation, management and partnerships policies that involve the municipal education system; To understand the importance of broad evaluations in the teaching policies of schools and the Teresina municipal network and to propose interventions in the practice of using the results aiming at a pedagogical management in order to use efficient and effective pedagogical strategies to improve performance. from the students. The guiding question of the study was: How do school management teams use the results of large-scale assessments to guide the school pedagogical management work? Starting from the perception of the school superintendent during the monitoring moments, it was assumed that the schools of the Teresina municipal public network are already doing the statistical analysis of the evaluation results, but the use of the results for the improvement of the pedagogical management is not as good. effective. To carry out the research, the methodology used was the case study developed in four teaching units, working with a qualitative approach, based on Richardson (1999), Lakatos and Marconi (2003) and Gil (2008). The data collection instruments used were questionnaires applied to 12 5th and 9th grade teachers of Portuguese language and mathematics subjects and interviews with 4 principals and 4 pedagogical coordinators. These instruments were analyzed according to the theoretical framework based on the evaluation conception of the authors Bonamino and Sousa (2012), Hoffmann (2000), Luckesi (2011), Gatti (2014), among others. The analysis of these instruments showed that the management team of the researched teaching units have a conceptual notion of the evaluation, but that this notion is still limited because they do not feel participants in the evaluation process. they are shallow and immediate, not part of the school project and that accountability for results is linked to the merit-enhancement program. This analysis both elaborates the Educational Development Plan (PAE), which consists of five steps: promotion of study groups; agreement on the role of each subject involved in the pedagogical management of the school; continuing in-service training; instrumentalization and monitoring of schools in a movement of insertion of the results of the evaluations in the pedagogical meetings and renewal of the pedagogical political project of the schools. These actions were designed to develop in schools a culture of appropriation of the results of external evaluations. |
Palabras clave : | Saethe Gestão Pedagógica Gestão de resultados educacionais Avaliação educacional Prova Teresina Pedagogical management Management of educational outcomes Educational assessment Teresina test |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12192 |
Fecha de publicación : | 20-ene-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons