https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12222
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ludmilapereiradonascimento.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O modelo de sala de aula invertida aplicado ao ensino de genética |
Autor(es): | Nascimento, Ludmila Pereira do |
Primeiro Orientador: | Gomides, Antônio Frederico de Freitas |
Co-orientador: | Oliveira, Dirce Ribeiro de |
Membro da banca: | Rodrigues, Cibele Velloso |
Membro da banca: | Chudzinski, Sonia Aparecida de Andrade |
Resumo: | A Genética é, atualmente, um dos ramos do conhecimento mais difundidos pela mídia. Suas diferentes facetas têm sido estudadas e fazem parte do cotidiano dos estudantes e de toda a sociedade. Para que possa opinar e decidir sobre assuntos complexos do ponto de vista ético e social, como clonagem, organismos geneticamente modificados, uso de células tronco, a população deve ter acesso a conhecimentos básicos que tornem o cidadão capaz de compreender os efeitos e implicações dessas novas tecnologias. É papel da escola tornar acessível esses conhecimentos e subsidiar a aprendizagem. Os professores têm, no entanto, ensinado os conteúdos de genética de forma tradicional, quase sempre com aulas expositivas, o que, para o estudante do século XXI, inserido num contexto altamente tecnológico e dinâmico, tornou-se desestimulante e desinteressante. Entre as diversas metodologias quetêm sido experimentadas está a Sala de aula invertida ou “Flipped Classroom”, em que o aluno trabalha em casa a apropriação do conteúdo teórico, permitindo-o gerenciar seu tempo. Em sala de aula, o aluno realiza atividades inerentes ao conteúdo estudado em casa, sendo o professor orientador e mediador do processo. O objetivo deste trabalho foi aplicar a metodologia sala de aula invertida para trabalhar conteúdos de genética no terceiro ano do ensino médio e avaliar sua eficácia em termos de desempenho escolar e a percepção dos alunos sobre essa metodologia. Foram aplicadas duas sequências didáticas, uma para Turma Aula Tradicional (TAT) e outra para Turma Aula Invertida (TAI). Os estudantes, da turma TAI dedicaram mais tempo ao estudo, e assim, tiveram mais facilidade em aprender o conteúdo. Alguns relataram dificuldade em administrar o tempo de estudo por ter que conciliar estudo e trabalho.A turma TAI que recebeu o conteúdo pela metodologia sala de aula invertida apresentou notas significativamente mais altas que a turma TAT. Concluímos que a metodologia sala de aula invertida pode ser eficaz no ensino de Genética. No entanto, a realidade de muitos estudantes do ensino médio nas escolas públicas inclui, além de outros problemas sociais,a necessidade de trabalhar para complementar a renda familiar, o que pode se tornar um obstáculo para o pleno desenvolvimento e motivação dos estudantes com esta metodologia. |
Abstract: | Genetics is currently one of the branches of knowledge most widespread in the media. Its different facets have been studied and are part of the students' daily life and of the whole society. In order to give an opinion and decide on complex issues from an ethical and social point of view, such as cloning, genetically modified organisms, use of stem cells, a population must have access to basic knowledge that makes the citizen able to understand the effects and consequences of these new technologies. It is the role of the school to make knowledge accessible and to subsidize learning. However, teachers have taught the contents of genetics in a traditional way, almost always with expository classes, which, for the 21st century student, inserted in a highly technological and dynamic context, has become discouraging and uninteresting. Among the various methodologies that have been tried is the Inverted Classroom or “Flipped Classroom”, in which the student works at home appropriate to the theoretical content, allowing him to manage his time. In the classroom, the student performs activities inherent to the content studied at home, being the guiding teacher and mediator of the process. The objective of the work was to apply the inverted classroom methodology to work on genetics content in the third year of high school and to evaluate its effectiveness in terms of school performance and students' perception of this methodology. Two didactic sequences were applied, one for Traditional Classroom (TAT) and another forInverted Classroom (TAI). Students in the TAI class spent more time studying, and thus, it was easier to learn the content. Some difficulties reported in managing study time due to having to reconcile study and work. The TAI class that checks the content using the inverted classroom methodology, presenting secondary grades higher than the TAT class. We conclude that the inverted classroom methodology can be effective in teaching Genetics. However, the reality of many high school students in public schools includes, in addition to other social problems, the need to work to supplement family income, which can become an obstacle to the full development and motivation of students with this methodology. |
Palavras-chave: | Genética Ensino médio Metodologias ativas Sala de aula invertida Genetics High School Active methodologies Inverted classroom |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12222 |
Data do documento: | 23-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
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