Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12242
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcosalvesdelima.pdfMARCOS ALVES DE LIMA711.83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980385021266418pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Marcel de Toledo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1980385021266418pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos, Ronaldo Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8943562657054260pt_BR
dc.contributor.referee3Hippert , Henrique Steinherz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6907017215672171pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Augusto Carvalho-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4948010017164625pt_BR
dc.creatorLima, Marcos Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1733400674791491pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T21:56:52Z-
dc.date.available2021-01-01-
dc.date.available2021-01-20T21:56:52Z-
dc.date.issued2014-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12242-
dc.description.abstractAfter World War II, the interest in analyzing populations over time simultaneously increased with technological advances, facilitating the use and analysis of large databases. In this type of study, the focus is to see if a certain characteristic or behavior of a study group changes over a given period of time. Such technique is called Longitudinal Data Analysis. Along with the Longitudinal Data Analysis, we introduce concepts of Generalized Linear Models (GLMs), which are very useful statistical tools for modeling a particular variable of interest. Through GLMs, we can use different information obtained from a database allowing us to define an equation that represents the relationship between independent variables and a variable of interest in a single event. This monograph presents a case study which considers longitudinal count data, aiming at verifying the influence of a particular trait in the use of promotions contained in an advertising vehicle and also check if the volume of uses varies over time. For this, we analyzed the behavior of users of this advertising vehicle for a period of 12 issues and applied Poisson regression methods for longitudinal count data in order to describe the profile of users and to assist the decision making process in the company where data was obtained.pt_BR
dc.description.resumoApós a Segunda Guerra Mundial, o interesse pelo estudo de populações ao longo do tempo aumentou simultaneamente com os avanços tecnológicos, facilitando o uso de grandes bases de dados e análise das mesmas. Neste tipo de análises, o foco é verificar se determinada característica ou comportamento de um grupo estudado sofre alterações ao longo de determinado período de tempo. A este conjunto de técnicas damos o nome de Análise de Dados Longitudinais. Juntamente a Análise de Dados Longitudinais, introduziremos conceitos de Modelos Lineares Generalizados (MLGs), sendo estas ferramentas estatísticas muito úteis para a modelagem de uma determinada variável de interesse. Através de MLGs, podemos utilizar diversas informações contidas em um banco de dados definindo uma equação que represente a relação entre as variáveis independentes e variáveis de interesse. Esta monografia apresenta um estudo de caso com dados de contagem longitudinais, tendo como objetivo verificar a influência de determinadas características pessoais na utilização de promoções contidas em um veículo publicitário e também verificar se o volume de utilizações varia com o tempo. Para isto, foi analisado o comportamento de usuários deste veículo publicitário por um período de 12 edições e empregamos métodos de regressão de Poisson para dados de contagem longitudinais com a finalidade de descrever o perfil dos usuários e auxiliar a tomada de decisão na empresa em que os dados foram obtidos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDados de contagempt_BR
dc.subjectDados longitudinaispt_BR
dc.subjectRegressão de poissonpt_BR
dc.subjectCount Datapt_BR
dc.subjectLongitudinal Datapt_BR
dc.subjectPoisson Regressionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
dc.titleEstudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Estatística - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons