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dc.contributor.advisor1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665396386303796pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922174218234114pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9541926142657542pt_BR
dc.creatorOliveira, Cicero Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9957228281669965pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-23T12:49:49Z-
dc.date.available2021-02-23-
dc.date.available2021-02-23T12:49:49Z-
dc.date.issued2020-11-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12359-
dc.description.abstractThis dissertation was developed embedded within the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education of the “Programa de Pós-Graduação Profissional” (PPGP) (PPGP) of the Center for Public policies and Assessment of Education of the “Universidade Federal de Juiz de Fora” (CAEd / UFJF). The management case studied was analyzing the implementation of public education policies included in the implementation of the Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) and the “Programa Jovem de Futuro” (PJF), analyzing how the teachers of the “Escola Estadual de Educação Profissional Balbina Viana Arrais” understand these policies for improvement in the education’s quality. The objective of the research was investigating how the implementation of the Tecnologia Empresarial Socioeducacional-TESE - e do Programa Jovem de Futuro-PJF-- are appropriated by teachers at EEEP Balbina Viana Arrais. Based on that, it was verified how the teachers have used these tools to improve the quality of education offered by the school. This describes public policies for the implementation of State Schools of Professional Education, using the EEEP Balbina Viana Arrais as a reference, analyzing how teachers understand public policies focused at learning outcomes and proposing actions that reinforce the TESE and JF , as programs registered in the professional education policy. We acept as hypotheses that the initial training was not sufficient for the teachers to understand the assumptions of each of these programs and that the teachers' understanding of these policies can influence in the achievements of the school and, consequently, the quality of the education offered, which was proved during the research. For that, we used, as methodology, qualitative research based on the instrument of semi-structured interviews. The results of the research revealed the lack of effective participation of all teachers in training and decision making in the implementation of the programs registered in the professional education policy. difficulties were also identified in understanding the proposals of the programs; ignorance of the theoretical assumptions of the programs implemented by the school; need for involvement of the actors in the planning of program actions; lack of theoretical training on program proposals and the policy analyzed; and difficulty in reconciling the program activities with the school's routine schedules. Based on these results, the Plano de Ação Educacional (PAE) was elaborated, with suggestions for activities that lead the subjects to think and to the engagement of the implementation actions of the programs registered in the professional education policy, in the sense of the reinforcement of this policy.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Programa de Pós-Graduação Profissional (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado foi analisar a implementação das políticas públicas da educação inscritas na implementação da Tecnologia Empresarial Socioeducacional (TESE) e do Programa Jovem de Futuro (PJF), analisando como os docentes da Escola Estadual de Educação Profissional Balbina Viana Arrais compreendem essas políticas para a melhoria da qualidade da educação. O objetivo da pesquisa era investigar como a implementação da Tecnologia Empresarial Socioeducacional-TESE - e do Programa Jovem de Futuro-PJF- são apropriados pelos docentes da EEEP Balbina Viana Arrais. A partir disso verificou-se como os docentes têm utilizado essas ferramentas para melhorar a qualidade da educação ofertada pela escola. Com isso, descrevem-se as políticas públicas de implementação das escolas Estaduais de Educação Profissional, usando como referência a EEEP Balbina Viana Arrais, analisando como os professores compreendem as políticas públicas voltadas para resultados de aprendizagem e propor ações que fortaleçam a TESE e o PJF, como programas inscritos na política de educação profissional. Assumimos como hipóteses que as formações iniciais não foram suficientes para entendimentos dos pressupostos de cada um desses programas pelos docentes e que a compreensão dessas políticas, por parte dos docentes, podem influenciar nos resultados da escola e, consequentemente, na qualidade da educação ofertada, o que foi comprovado no decorrer da pesquisa. Para tanto, utilizamos, como metodologia a pesquisa qualitativa baseada no instrumento das entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores da escola pesquisada, objetivando analisar a compreensão deles sobre a TESE e o PJF. Os resultados da pesquisa revelaram a falta de participação efetiva de todos os professores em momentos formativos e de tomadas de decisões na implementação dos programas inscritos na política de educação profissional. Assim, identificou-se ainda dificuldade de entendimento das propostas dos programas; desconhecimento dos pressupostos teóricos dos programas implementados pela escola; necessidade de envolvimento dos atores nos momentos de planejamentos das ações dos programas; falta de formação teórica sobre as propostas dos programas e da própria política analisada; e dificuldade de conciliar as atividades dos programas com as agendas de rotina da escola. Diante desses resultados da pesquisa, elaborou-se o Plano de Ação Educacional (PAE), com sugestões de atividades que levem os sujeitos a reflexão e envolvimento nas ações de implementação dos programas inscritos na política de educação profissional, no sentido de fortalecer essa política.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectProgramas educacionaispt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão de resultados educacionaispt_BR
dc.subjectPublic educational policiespt_BR
dc.subjectEducational programspt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectManagement of educational resultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleImplementação da Tecnologia Empresarial Sócio Educacional –TESE- e do Programa Jovem De Futuro – PJF- em uma Escola Estadual de Educação Profissional do estado do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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