https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12506
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
samuelgazollalima.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Análise da implementação dos Itinerários Avaliativos nas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Ubá (Minas Gerais) |
Autor(es): | Lima, Samuel Gazolla |
Orientador: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Miembros Examinadores: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Miembros Examinadores: | Rodrigues, Michelle Gonçalves |
Resumo: | O estudo de caso, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do (PPGP) CAEd/UFJF, trata da análise do processo de implementação dos Itinerários Avaliativos nas escolas da rede estadual de Minas Gerais, na área de abrangência da 38º Superintendência Regional de Ensino de Ubá. Os Itinerários Avaliativos foram desenvolvidos pelo CAED/UFJF, em parceria com a SEE-MG, com objetivo das escolas analisarem os dados das avaliações internas e externas, de forma coletiva e participativa com toda comunidade escolar e assim produzirem um Plano de Ação para melhorar as práticas pedagógicas. Nosso objetivo foi analisar as dificuldades e acertos vivenciados pelas escolas no cumprimento de prazos e ações propostas pelos Itinerários Avaliativos, principalmente seu uso no planejamento pedagógico da escola. Como referencial teórico, dialogamos com autores que trabalham a temática das avaliações em larga escala e sua apropriação e uso como instrumento de planejamento pedagógico conforme abordado por Machado (2012), Bauer; Alavarse; Oliveira (2015), Deppresbiteris (2001), Ferreira (2015), Querido (2016), Sousa; Oliveira (2010), Silva (2017), entre outros. Como metodologia, analisamos os Relatórios de Acompanhamento dos Itinerários Avaliativos, encaminhados pela Superintendência de Avaliação da Educação da SEE-MG à 38º SRE de Ubá e a tabulação do questionário on-line aplicado às escolas e assim levantamos que as principais dificuldades apresentadas estão relacionadas à ausência de capacitação e ao tempo reduzido disponível para executar todos os itinerários estabelecidos, além das dificuldades de acesso à plataforma on-line. Para minimizar as dificuldades elaboramos um Plano de Ação Educacional (PAE) que propõe a formação continuada dos servidores envolvidos, a redução do quantitativo de Itinerários Avaliativos, sua inserção do PPP da escola e melhorias na plataforma de acesso. As ações do PAE têm objetivo de melhorar a eficácia no processo de implementação dos Itinerários Avaliativos na rede estadual de Minas Gerais. |
Resumen : | The case study, developed in the Graduate Professional Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) CAEd/UFJF, deals with the analysis of the process of implementation of Evaluating Itineraries in schools of the state network of Minas Gerais, in the area of coverage of the 38th Regional Superintendence of Education of Ubá. The Evaluative Itineraries were developed by CAED/UFJF, in partnership with SEE-MG, with the objective of analyzing the data from internal and external evaluations, in a collective and participatory way with the entire school community and thus produce an Action Plan to improve pedagogical practices. Our objective was to analyze the difficulties and successes experienced by schools in meeting deadlines and actions proposed by the Evaluating Itineraries, especially their use in the school's pedagogical planning. As a theoretical framework, we dialogued with authors who work on the theme of large-scale assessments and their appropriation and use as an instrument of pedagogical planning as addressed by Machado (2012), Bauer; Alavarse; Oliveira (2015), Deppresbiteris (2001), Ferreira (2015), Querido (2016), Sousa; Oliveira (2010), Silva (2017), among others. As a methodology, we analyzed the Follow-up Reports of Evaluating Itineraries, sent by the Superintendence of Evaluation of Education of SEE-MG to the 38th SRE of Ubá and the tabulation of the online questionnaire applied to schools and thus we raised that the main difficulties presented are related to the lack of training and the reduced time available to execute all the established itineraries and difficulties in accessing the online platform. In order to minimize the difficulties, we prepared an Educational Action Plan (PAE) that proposes the continued training of the employees involved, the reduction of the number of Evaluating Itineraries, their insertion in the school's PPP and improvements in the access platform. The PAE's actions aim to improve the effectiveness of the implementation process of Evaluating Itineraries in the state network of Minas Gerais. |
Palabras clave : | Itinerários avaliativos Avaliação interna Avaliação em larga escala Avaliação da educação Planejamento de ações educacionais Formação continuada Rede estadual de educação de Minas Gerais Evaluating Itineraries Internal evaluation Large-scale evaluation Planning of educational actions Continuous training State education network of Minas Gerais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12506 |
Fecha de publicación : | 17-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons