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dc.contributor.advisor1Loundo, Dilip-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8708626833608018pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Clodomir Barros de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6107311136638277pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraro, Giuseppe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2483179186286485pt_BR
dc.creatorFernandes, Pedro da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8467545464575093pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-08T21:20:04Z-
dc.date.available2021-04-08-
dc.date.available2021-04-08T21:20:04Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00193pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12538-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to investigate and understand the use of logical instruments as subordinate to the soteriological endeavor as exposed by the Buddha. To this end, I have used Nāgārjuna’s (150-250 CE) Mūlamadhyamakakārikā as a starting point, paying special attention to his use of the tetralemma (catuṣkoṭi) as a pedagogical instrument that means to put into practice soteriology as a twofold method, (i) deconstructive and (ii) pragmatic. I have sought to survey examples of the use of this logical instrument in the most ancient Buddhist literature currently accessible (Nikāyas) in a way that its application and developments could be studied in their native context as an incipient form of what would be later consolidated as a method. The implications found include the notion of a paraontological discourse whose unveiling of reality through language constitutes a secondary function, as an effect of liberation from suffering (duḥkha).pt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo deste trabalho é investigar e compreender o uso de instrumentos lógicoargumentativos subordinados ao empreendimento soteriológico exposto pelo Buda. Para este fim, utilizou-se a obra Mūlamadhyamakakārikā de Nāgārjuna (150-250 EC) como um ponto de partida, atentando especialmente para seu uso do tetralema (catuṣkoṭi) como um instrumento pedagógico que visa efetivar a soteriologia em duas dimensões, (i) desconstrutiva e (ii) pragmática. Buscou-se levantar exemplos do uso desse instrumento lógico na textualidade budista mais antiga acessível (Nikāyas) de modo que sua aplicabilidade e desdobramentos pudessem ser estudados em seu contexto nativo como uma forma incipiente do que viria a ser consolidado posteriormente como método. As implicações levantadas incluem a noção de um discurso paraontológico cujo desvelamento da realidade por meio da linguagem constitui uma função secundária, como efeito da libertação do sofrimento (duḥkha).pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectBudismopt_BR
dc.subjectSoteriologiapt_BR
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subjectTetralemapt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectBuddhismpt_BR
dc.subjectSoteriologypt_BR
dc.subjectLogicpt_BR
dc.subjectTetralemmapt_BR
dc.subjectOntologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleAs origens da desconstrutividade pragmática de Nāgārjuna: as fontes do Catuṣkoṭi nos Nikāyaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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