https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12566| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| barbaragomesferreiraguimaraes.pdf | 1.15 MB | Adobe PDF |  Visualizar/Abrir | 
| Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título : | Intenção empreendedora: um estudo com universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis de duas instituições de ensino em Governador Valadares (MG). | 
| Autor(es): | Guimarães, Bárbara Gomes Ferreira | 
| Orientador: | Santos, Leonardo Lemos da Silveira | 
| Miembros Examinadores: | Paula Neto, Alcielis de | 
| Miembros Examinadores: | Passos Júnior, José Roberto | 
| Resumo: | O empreendedorismo se tornou um assunto de ampla discussão na literatura devido ao seu impacto significativo no desenvolvimento econômico e social de um país, e desta forma, um campo relevante para a pesquisa científica. Da mesma maneira, o ensino superior é reconhecido como um importante pilar do desenvolvimento econômico e social, além de possível ambiente adequado, para descobrir aspirações potenciais para a formação da intenção empreendedora (IE) de seus alunos. No âmbito universitário se distinguem as instituições em público e privado, e há uma percepção acerca de divergências nos modelos de educação empreendedora, de uma instituição para outra. Em virtude disso, o presente artigo tem como objetivo testar e mensurar a intenção empreendedora dos discentes de graduação, avaliar os efeitos das variáveis que a compõem e verificar se os ambientes universitários (público e privado) diferem na influência da intenção empreendedora de seus estudantes. A metodologia utilizada neste estudo é do tipo descritiva quantitativa adotando um processo de amostragem não-probabilística, por conveniência, limitada pela possibilidade de acesso e pela disponibilidade dos estudantes em participar da pesquisa, e utiliza-se também de amostragem não probabilística do tipo “bola de neve”. Os dados foram auferidos por meio do Questionário de Intenção Empreendedora de Liñán e Chen (2009), e foram contemplados 106 respondentes. Para análise estatística utilizou-se de tabelas de cruzamento de dados, Correlação de Pearson e Regressão Linear múltipla. Os resultados apontam que as variáveis com maior relevância para explicar a Intenção Empreendedora são Atitude Pessoal e Percepção do Controle do Comportamento, além disso, os estudantes da rede privada de educação demonstram maior IE que os alunos da rede pública. Também se evidenciou a percepção dos alunos sobre a falta de suporte das Universidades em desenvolver nos alunos uma maior propensão ao empreendedorismo. Tal percepção é existente em ambos ambientes porém ponderada de uma forma maior nos alunos da rede pública. | 
| Resumen : | - | 
| Palabras clave : | Empreendedorismo Educação Empreendedora Teoria do Comportamento Planejado Intenção Empreendedora | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | 
| Sigla de la Instituición: | UFJF/GV | 
| Departamento: | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas | 
| Clase de Acesso: | Acesso Aberto | 
| Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | 
| URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12566 | 
| Fecha de publicación : | 22-mar-2021 | 
| Aparece en las colecciones: | Administração - Campus GV | 
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