https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12674
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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pedroaugustosilvapagani.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Determinantes da demanda do setor automobilístico brasileiro: uma análise empírica |
Autor(es): | Pagani, Pedro Augusto Silva |
Orientador: | Firme, Vinícius de Azevedo Couto |
Miembros Examinadores: | Bittencourt, Geraldo Moreira |
Miembros Examinadores: | Ferreira, Carolina Rodrigues Corrêa |
Resumo: | Este trabalho usou modelos ARDL para analisar a demanda por veículos no Brasil entre janeiro/2012 e dezembro/2019. Os resultados indicam que desvalorizações cambiais, reduções no IPI e aumentos no PIB, na oferta de crédito (para aquisição veicular), no risco-Brasil e na confiança do consumidor estimulariam a demanda. Alternativamente, aumentos nos juros, nos preços de veículos novos e usados e no custo dos combustíveis tenderiam a diminuí-la. Acredita-se que: a) a demanda por veículos populares seja mais sensível aos preços; b) a Ford possui clientes diferenciados; c) a autonomia dos veículos seja relevante frente às oscilações do combustível; d) as marcas com bancos/financeiras próprios sejam menos afetadas pelos juros; e) a segurança da Toyota estimule as vendas em momentos de incerteza. Ademais, o comportamento dos clientes da GM, Fiat, Toyota e Peugeot-Citroën revelou-se bastante similar, enquanto os da Volkswagen e Nissan, Honda e CAOA e Ford e Hyundai mostraram-se, consideravelmente, distintos. |
Resumen : | This work used ARDL models to analyze the demand for vehicles from Brazil between January/2012 and December/2019. The results indicate that exchange rate devaluations, reductions in IPI and increases in GDP, credit supply (for vehicular acquisition), Brazil’s risk and consumer confidence would stimulate demand. Alternatively, increases in interest rates, new and used vehicle prices and fuel costs would tend to decrease. It is believed that: a) the demand for popular vehicles is more sensitive to prices; b) Ford has differentiated customers; c) vehicle autonomy is relevant in the face of fuel fluctuations; d) vehicle’s manufacturers with their own banks/finance are less affected by interest; e) Toyota’s security encourages sales in times of uncertainty. Furthermore, the behavior of customers from GM, Fiat, Toyota and Peugeot-Citroën proved to be quite similar, while those at Volkswagen and Nissan, Honda and CAOA and Ford and Hyundai were considerably different. |
Palabras clave : | Setor automotivo brasileiro Determinantes da demanda Modelo ARDL Brazilian automotive sector Demand determinants ARDL model |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla de la Instituición: | UFJF/GV |
Departamento: | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12674 |
Fecha de publicación : | 2-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Ciências Econômicas - Campus GV |
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