https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12674
File | Description | Size | Format | |
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pedroaugustosilvapagani.pdf | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Firme, Vinícius de Azevedo Couto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4820999132708974 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bittencourt, Geraldo Moreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8599303963994672 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Carolina Rodrigues Corrêa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0081290466514646 | pt_BR |
dc.creator | Pagani, Pedro Augusto Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3089386032838582 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-07T15:05:59Z | - |
dc.date.available | 2021-05-06 | - |
dc.date.available | 2021-05-07T15:05:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12674 | - |
dc.description.abstract | This work used ARDL models to analyze the demand for vehicles from Brazil between January/2012 and December/2019. The results indicate that exchange rate devaluations, reductions in IPI and increases in GDP, credit supply (for vehicular acquisition), Brazil’s risk and consumer confidence would stimulate demand. Alternatively, increases in interest rates, new and used vehicle prices and fuel costs would tend to decrease. It is believed that: a) the demand for popular vehicles is more sensitive to prices; b) Ford has differentiated customers; c) vehicle autonomy is relevant in the face of fuel fluctuations; d) vehicle’s manufacturers with their own banks/finance are less affected by interest; e) Toyota’s security encourages sales in times of uncertainty. Furthermore, the behavior of customers from GM, Fiat, Toyota and Peugeot-Citroën proved to be quite similar, while those at Volkswagen and Nissan, Honda and CAOA and Ford and Hyundai were considerably different. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho usou modelos ARDL para analisar a demanda por veículos no Brasil entre janeiro/2012 e dezembro/2019. Os resultados indicam que desvalorizações cambiais, reduções no IPI e aumentos no PIB, na oferta de crédito (para aquisição veicular), no risco-Brasil e na confiança do consumidor estimulariam a demanda. Alternativamente, aumentos nos juros, nos preços de veículos novos e usados e no custo dos combustíveis tenderiam a diminuí-la. Acredita-se que: a) a demanda por veículos populares seja mais sensível aos preços; b) a Ford possui clientes diferenciados; c) a autonomia dos veículos seja relevante frente às oscilações do combustível; d) as marcas com bancos/financeiras próprios sejam menos afetadas pelos juros; e) a segurança da Toyota estimule as vendas em momentos de incerteza. Ademais, o comportamento dos clientes da GM, Fiat, Toyota e Peugeot-Citroën revelou-se bastante similar, enquanto os da Volkswagen e Nissan, Honda e CAOA e Ford e Hyundai mostraram-se, consideravelmente, distintos. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF/GV | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Setor automotivo brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Determinantes da demanda | pt_BR |
dc.subject | Modelo ARDL | pt_BR |
dc.subject | Brazilian automotive sector | pt_BR |
dc.subject | Demand determinants | pt_BR |
dc.subject | ARDL model | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.title | Determinantes da demanda do setor automobilístico brasileiro: uma análise empírica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas - Campus GV |
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