https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12698
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
franciscoeltonmoreiraaraujo.pdf | 3.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | As avaliações internas em uma escola estadual de Ensino Médio no Ceará: a progressão parcial e progressão final em foco |
Autor(es): | Araújo, Francisco Elton Moreira |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Membro da banca: | Leal, Elimar Ponzzo Dutra |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O presente trabalho surgiu de um caso de gestão verificado na prática profissional do autor, na escola em que atua. O estudo de caso nos levou à investigação, análise e debate, da situação de baixo rendimento nas avaliações bimestrais internas, observadas no quadriênio 2016-2019. Diante do exposto, traçamos como objetivo principal a análise e identificação dos fatores que estão levando a esse baixo rendimento no transcorrer dos anos letivos. Para alcançarmos esse objetivo, realizamos uma investigação com pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa foi realizada por meio de instrumentos de coleta de dados, aplicando-se entrevistas estruturadas junto aos gestores da escola e ao superintendente que acompanha a escola e aplicando-se questionário aos professores. Apresentamos um levantamento das políticas educacionais desenvolvidas na rede estadual de ensino cearense e os dados educacionais alcançados. Descrevemos o contexto da escola, a análise dos dados e outras informações relevantes, como também usamos referências para dialogar com essa análise. Foram utilizados trabalhos sobre gestão pedagógica, práticas pedagógicas e reprovação, como também de outros aspectos que surgiram durante a pesquisa. Essa análise nos permitiu identificar causas que levam ao baixo rendimento observado, sendo as principais: a ausência de um planejamento pedagógico sistemático e organizado que resultam na ausência de práticas pedagógicas atraentes ao aprendizado dos alunos; dificuldade da escola em realizar práticas de reforço escolar, recuperações e progressão parcial; e constantes infrequências em decorrência do transporte escolar. Perante o contexto observado, elaboramos e apresentamos um plano de ações baseado na implantação e execução de rotinas escolares essenciais, porém ausentes. Como também ações com práticas em que se faz uso de novas tecnologias digitais aplicadas à educação e de ensino híbrido, ações essas com o intuito de melhorar os rendimentos. |
Abstract: | The present dissertation was developed under the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). This work emerged from a management case verified in the professional practice of the author, in the school where he works. The case study led us to investigate, analyze and debate the situation of under performance in the bimonthly internal evaluations, observed in the three years 2016-2018, being also during the research, included the data for 2019. Given the above, our main objective is to analyze and identify the factors that are leading to this low performance during the school years. In order to achieve this objective, we conducted an investigation with bibliographic, documentary and field research. The research was carried out using data collection instruments, applying semi-structured interviews with school managers and the superintendent who accompanies the school, and applying a survey to the teachers. We present a survey of educational policies developed in the state school network of Ceará and the educational data obtained. We describe the context of the school, the analysis of the data and other relevant information, as well as using references to dialogue with this analysis. We used studies on pedagogical management, pedagogical practices and disapproval, as well as other aspects that came up during the research. This analysis allowed us to identify causes that lead to the low performance observed, being the main ones: the absence of a systematic and organized pedagogical planning that results in the lack of pedagogical practices attractive to the students' learning; school difficulty in performing school reinforcement practices, recoveries and partial progression; and constant infrequencies due to school transportation. Given the observed context, we elaborated and presented an action plan based on the implementation and execution of school routines that are essential but absent. As well as actions with practices in which new digital technologies applied to education and hybrid teaching are used, these actions are aimed at improving results. |
Palavras-chave: | Planejamento Gestão pedagógica Práticas pedagógicas Avaliação Progressão parcial Planning Pedagogical management Pedagogical practices Evaluation Partial progression |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12698 |
Data do documento: | 18-Jan-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons