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dc.contributor.advisor1Noé, Sidnei Vilmar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708498D2pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Paulo Afonso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766262Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Aquino, Thiago Antonio Avellar de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131526P2pt_BR
dc.creatorMeireles, Marcos Vinícius da Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4322168Y9pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-09T13:40:31Z-
dc.date.available2015-12-08-
dc.date.available2015-12-09T13:40:31Z-
dc.date.issued2015-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/126-
dc.description.abstractThis study that talks about The Homo religiosus: the philosophical anthropology of Viktor Emil Frankl has as its object Frankl‘s anthropology and seeks, as its objective, to understand this way of thinking about the human being in his spiritual dynamics in living religiosity. From a theoretical literature, having as the main works: The Unconscious God ( 1948) , The unconditioned man (1949) , Homo patiens (1950) and The search for God and questions about the meaning of life (1984), the research focuses on the anthropology of Frankl, the spiritual dimension , the search for meaning and the relationship with God. The research is divided in three diferent phases, the first being a contextualization and a critic about the conception of man which Frankl receives from tradition, the second is a proposal to overcome this understanding and the third moment, the experience of the Homo religiosus.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho que fala sobre O Homo religiosus: a antropologia filosófica de Viktor Emil Frankl tem como objeto a antropologia frankliana e visa, como objetivo, compreender tal modo de pensar sobre o ser humano em sua dinâmica espiritual na vivência da religiosidade. A partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica, tendo como obras principais A presença ignorada de Deus (1948), O homem incondicionado (1949), Homo patiens (1950) e A busca de Deus e questionamentos sobre o sentido da vida (1984), a pesquisa versa sobre a antropologia frankliana, a dimensão espiritual, a busca do sentido e o relacionamento com Deus. A pesquisa é dividida em três momentos, sendo o primeiro uma contextualização e crítica na concepção de homem a qual Frankl recebe da tradição, o segundo uma proposta de superação desta compreensão e o terceiro momento a vivência do Homo religiosus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHomo religiosuspt_BR
dc.subjectAntropologia franklianapt_BR
dc.subjectViktor Franklpt_BR
dc.subjectSentido últimopt_BR
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectHomo religiosuspt_BR
dc.subjectFrankl‘s Anthropologypt_BR
dc.subjectViktor Franklpt_BR
dc.subjectUltimate meaningpt_BR
dc.subjectReligiositypt_BR
dc.subject.cnpqTeologiapt_BR
dc.titleO homo religiosus: a antropologia filosófica de Viktor Emil Franklpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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