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dc.contributor.advisor1Oliveira, Maria Cristina Araújo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Fischer, Maria Cecilia Bueno-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.creatorAlmeida, Maria Cláudia Caires Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-02T20:36:12Z-
dc.date.available2021-06-02-
dc.date.available2021-06-02T20:36:12Z-
dc.date.issued2021-05-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12760-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes knowledge to teach mathematics in primary education in the 1960s. For the development of the research, it was considered as sources of Manuals of General Didactics and Didactics of Mathematics published already in the period of the Movement of Modern Mathematics (MMM), more precisely from 1960s. Theoretical and methodological references are based on Cultural History and recent GHEMAT studies on the professional knowledge of the teacher who teaches mathematics. We seek to answer the following question: What signs of knowledge to teach can be identified in Manuals of General Didactics and Didactics of Mathematics, published in Brazil, during the period of Modern Mathematics, in the 1960? The analysis of the manuals makes it possible to construct a representation that very different knowledge could be required of teachers to teach mathematics to children. Still with accents from the Escanovistas, the analytical method applied to geometry, for example, justifies the introduction of spatial forms for the first series. Knowledge about the Cuisinaire Method was put in place, analyzed and criticized. Drawing and handicrafts would be knowledge to teach mathematics that would provide support for, for example, the construction of geometric solids, abacuses or games. The use of symbols, the need for abstraction and the emphasis on logical reasoning are knowledge to teach mathematics present in the representative manuals of Modern Mathematics analyzed. Therefore, the teacher should have knowledge about the power of synthesis that symbolic language allows, and how to make sense of it to introduce it to children. This work resulted in an educational product, a magazine, published separately. The magazine discusses the introduction of notions of topology and geometry through transformations in the early years of elementary school. The educational product is aimed at teachers who teach mathematics in the early years.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação analisa saberes para ensinar Matemática no ensino primário na década de 1960. Para o desenvolvimento da pesquisa, considerou-se como fontes Manuais de Didática Geral e Didática da Matemática publicados já no período do Movimento da Matemática Moderna (MMM), mais precisamente da década de 1960. As referências teórico-metodológicas têm base na História Cultural e nos estudos recentes do GHEMAT sobre os saberes profissionais do professor que ensina matemática. Buscamos responder à seguinte questão: Que indícios de saberes para ensinar podem ser identificados em Manuais de Didática Geral e Didática da Matemática, publicados no Brasil, durante o período da Matemática Moderna, na década de 1960? A análise dos manuais permitiu construir uma representação de que saberes bastante distintos poderiam ser requeridos dos professores para ensinar matemática às crianças. Ainda com acentos escolanovistas, o método analítico aplicado à geometria, por exemplo, justificava a introdução das formas espaciais para as primeiras séries. Conhecimentos sobre o Método Cuisinaire estavam colocados, analisados e criticados. O desenho e os trabalhos manuais seriam saberes para ensinar matemática que trariam suporte para, por exemplo, a construção de sólidos geométricos, ábacos ou jogos. Já o uso dos símbolos, a necessidade de abstração e a ênfase no raciocínio lógico são saberes para ensinar matemática presentes nos manuais representativos da Matemática Moderna analisados. Para tanto, o professor deveria dispor do conhecimento sobre o poder de síntese que a linguagem simbólica possibilita, e como dar sentido a ela para introduzi-la às crianças. Esse trabalho resultou em um produto educacional, uma revista, publicada separadamente. A revista discute a introdução de noções de topologia e de geometria por transformações nos anos iniciais do ensino fundamental. O produto educacional é direcionado aos professores que ensinam matemática nos anos iniciais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educação matemáticapt_BR
dc.subjectSaberes para ensinarpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsino primáriopt_BR
dc.subjectManuais didáticospt_BR
dc.subjectHistory of mathematics educationpt_BR
dc.subjectKnowledge to teachpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleSaberes para ensinar matemática: manuais de didática geral e didática da matemática em tempos de Matemática Modernapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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