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dc.contributor.advisor1Bohorquez, Washington Orlando Irrazabal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6263909898794222pt_BR
dc.contributor.referee1Benito, Yipsy Roque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9186414570820425pt_BR
dc.contributor.referee2Marcomini, Raphael Fortes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7573139171025397pt_BR
dc.creatorSá Filho, Jorge José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7724693033244163pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-08T21:43:18Z-
dc.date.available2021-06-08-
dc.date.available2021-06-08T21:43:18Z-
dc.date.issued2021-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12815-
dc.description.abstractDiesel engines are an essential part on the production chain and product distribution around the world. Countries like Brazil, are big consumers of diesel due to its depedency on road transport and trucks. In 2017 alone, 54.772 billion liters of diesel were consumed. But with stricter emission regulations new ways of cleaning the diesel engine are in demand. Reactivity Controlled Compression Ignition, RCCI for short, is one of several lines of study regarding NOx and particulate reduction in a diesel engine, by using a less reacting fuel as a complement to diesel oil to achieve the reduction. This particular study tries to validate the usage of natural gas as a secundary fuel in a RCCI regime by means of a CFD simulation using OpenFOAM.pt_BR
dc.description.resumoMotores de ciclo diesel são essenciais na cadeia produtiva e de distribuição de produtos no mundo inteiro, só no Brasil, grande dependente da malha rodoviária e de caminhões, foram consumidos 54,772 bilhões de litros de óleo diesel em 2017. Porém com a crescente demanda de eficiência energética e legislações regulando as emissões dos motores diesel cada vez mais duras, formas de tornar o motor diesel mais limpo e eficiente vem sido pesquisadas e testadas ao redor do mundo. Uma das inúmeras frentes de pesquisa são os motores RCCI (Reactivity Controlled Compression Ignition), que visam diminuir as emissões de NOx e particulados, presentes em maiores concentrações em motores diesel, por meio da introdução de um combustível mais resistente à ignição espontânea, além do óleo diesel. Este estudo visa comparar as emissões, potência e eficiência de um motor Diesel simplificado adaptado ao RCCI utilizando GNV como combustível secundário. Para tal, simulações numéricas com diferentes proporções de GNV e Diesel foram realizadas no software OpenFOAM, incluindo formação do spray, turbulência e química de combustão. Há uma redução nas emissões de NOx, CO e CO2, bem como há um aumento na eficiência térmica sem afetar a potência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRCCIpt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectCombustãopt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectOpenFOAMpt_BR
dc.subjectGNVpt_BR
dc.subjectCombustionpt_BR
dc.subjectVNGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleAvaliação numérica do uso de GNV em motores de ignição por compressão com reatividade controladapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - TCC Graduação



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