https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1283
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
vanessagualbertodeaguiar.pdf | 532.95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Gosto musical e engajamento juvenil: o estilo universitário |
Autor(es): | Aguiar, Vanessa Gualberto de |
Orientador: | Silva, Elisabeth Murilho da |
Miembros Examinadores: | Dutra, Rogéria Campos de Almeida |
Miembros Examinadores: | Guimarães, Maria Eduarda Araújo |
Resumo: | A música é uma importante ferramenta na construção da identidade juvenil, pois as identidades não são dadas a priori. Elas são socialmente construídas. Este trabalho aborda o papel da música como expressão de identidades em dois períodos distintos: os anos 1960, quando a música brasileira sofreu grandes transformações e surgiram os ritmos que deram voz à juventude engajada, e no período contemporâneo, quando surgem os ritmos ditos “universitários” e os jovens estudantes parecem ter menos problemas para se identificarem com várias expressões distintas ao mesmo tempo. Nesse sentido, o gosto musical do universitário perde a rigidez dos anos 1960 e se trona fluído, heterogêneo. Este trabalho busca, portanto, entender, nesses diferentes períodos, a relação do jovem universitário com a música, assim como compreender a transformação do gosto musical desses jovens, antes associado a um gosto de elite e, nos dias de hoje, visto como um gosto popular. Para entender essa transformação do gosto musical do universitário, fez-se necessário traçar um perfil desses jovens por meio da aplicação de questionários em universidades privadas e pública na cidade de Juiz de Fora/MG, que permitiu elucidar essas modificações. |
Resumen : | Music is an important tool for young people identity construction because identities are not given a priori. They are socially constructed. This work discusses the role of music as identities expression in two distinct time periods: the 1960’s, when Brazilian music suffered big transformations and some rhythms emerged as the voice of an engaged youth, and the contemporary period, when rhythms called “university music” came up and the university students seem to have no problem on identifying themselves with different musical expressions at the same time. In this sense, the university students’ musical taste loses its hardness and becomes fluid, heterogeneous. Thus, this work seeks to understand the relationship between university students and music in these different moments, as well as to comprehend the youth’s musical taste transformation, previously associated to a taste of the elite and, in the current days, a taste seemed as a popular one. To comprehend this transformation it was necessary to design the youth’s profile by means of applying a questionnaire at private and public universities in Juiz de Fora/MG, that allowed us to clarify these modifications. |
Palabras clave : | Gosto musical Juventude universitária Engajamento Juventude contemporânea Musical taste University youth Engagement Contemporary youth |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1283 |
Fecha de publicación : | 23-oct-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.