https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12894
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
anapaulasantosmachado.pdf | PDF/A | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Práticas de docentes de geografia: Um olhar sobre a educação de surdos nos anos finais do Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Juiz de Fora |
Author: | Machado, Ana Paula Santos |
First Advisor: | Amorim, Cassiano Caon |
Referee Member: | Silva, Adriana Carvalho |
Referee Member: | Antunes, Katiuscia Cristina Vargas |
Resumo: | Neste trabalho temos como objetivo principal discussões sobre o papel do professor de Geografia na construção dos saberes geográficos de estudantes com surdez dos anos finais do ensino fundamental, visto que as habilidades e conhecimentos relacionados à Geografia devem ter fundamentos teórico-metodológicos bem estabelecidos para que seus conceitos sejam apropriados e apreendidos de maneira adequada. Propomos a realização de um diálogo aberto, registrando os posicionamentos e discursos dos docentes envolvidos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com surdez, no que se refere às orientações político pedagógicas e à sua corporificarão nas práticas de sala de aula. Buscaremos identificar a ação docente e suas simetrias e ou dissimetrias com as propostas de educação para surdos e os critérios estabelecidos pelos dispositivos legais e demais documentos norteadores. |
Abstract: | In this work we have as main objective discussions about the role of the Geography teacher in the construction of geographic knowledge of students with deafness in the final years of elementary education, since the skills and knowledge related to Geography must have wellestablished theoretical and methodological foundations so that their appropriated and apprehended in an appropriate manner. We propose an open dialogue, registering the positions and discourses of the teachers involved in the teaching and learning process of students with deafness, regarding the political pedagogical orientations and their embodiment in the classroom practices. We will seek to identify the teaching action and its symmetries and or dissymmetries with the proposals of education for the deaf and the criteria established by the legal provisions and other guiding documents. |
Keywords: | Surdez Ação docente Ensino de geografia Deafness Teaching action Geography teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12894 |
Issue Date: | 28-Sep-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) PROQUALI - Dissertações |
This item is licensed under a Creative Commons License