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Clase: Dissertação
Título : Conosco, sem nós ou contra nós: a Igreja Católica e a sua proposta de reforma agrária como estratégia de reposicionamento dentro da sociedade na segunda metade do século XX.
Autor(es): Carvalho, Nilmar de Sousa
Orientador: Berkenbrock, Volney José
Miembros Examinadores: Portella, Rodrigo
Miembros Examinadores: Costa, Sandro Roberto da
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o intuito de uma maior compreensão acerca do reposicionamento da Igreja Católica na sociedade brasileira a partir de sua proposta de reforma agrária, elaborada entre os anos de 1950 a 1964. Para auxiliar no seu entendimento foi realizada uma análise de como se originou a Doutrina Social da Igreja, quais foram as inflexões da Igreja após a sua separação do Estado no final do século XIX e, quais as implicações percebidas pela Igreja devido a apresentação da primeira proposta de reforma agrária, apresentada pelo Partido Comunista Brasileiro. No início da segunda metade do século XX, o Brasil sofreu profundas transformações sociais no meio rural. O problema da falta de acesso à propriedade da terra, vivenciado por milhões de brasileiros foi, aos poucos, se tornando um tema bastante debatido entre os vários setores da sociedade. Dentre eles, a Igreja Católica que, preocupada com os rumos que a discussão estava tomando e com o intuito de se antecipar à revolução, convocou, em setembro de 1950, a I Semana Ruralista realizada na cidade de Campanha (MG). Durante os anos seguintes, o debate sobre a reforma agrária foi ganhando cada vez mais espaço dentro do seu corpo hierárquico. Em setembro de 1954, a II Assembleia Geral da CNBB lançou o primeiro documento sobre o tema: A Igreja e a reforma agrária. Em 1956, os bispos nordestinos se reuniram na cidade de Campina Grande (PB) e, em 1959, na capital do Rio Grande do Norte. A partir de 1960, os encontros dos bispos passaram a ser convocados pela própria CNBB. Em outubro de 1961 e 1963, o presidente da CNBB convocou a Comissão Central da CNBB para refletir sobre a publicação das encíclicas Mater et Magistra e Pacem in Terris, e a sua relação com a questão agrária. Durante o governo de João Goulart (1961-1964) foi aprovado o estatuto do trabalhador rural e a Igreja apoiou as Reformas de Base. A pesquisa seguirá a ordem cronológica dos fatos que ocorreram entre os anos de 1950 e 1964 e, serão feitas análises dos documentos eclesiais e bibliografias sobre o assunto. A Igreja Católica, beneficiada por um modelo de laicidade compósito, que possibilitou uma espécie de cooperação com o Estado, tornou-se uma religião pública e, adaptou-se aos novos desafios da contemporaneidade, para preservar os seus interesses. Diante da ameaça de perder espaço, ela tratou de apresentar uma série de projetos sociais com a finalidade de continuar exercendo influência dentro da sociedade.
Resumen : This research was carried out with the intention of a greater understanding about the repositioning of the Catholic Church in the Brazilian society from its proposal of Agrarian Reform, elaborated between the years of 1950 to 1964. To aid in its understanding an analysis of how originated the Church's Social Doctrine, what were the inflections of the Church after its separation from the State at the end of the 19th century and, the implications perceived by the Church, due to the presentation of the first agrarian reform proposal, presented by the Brazilian Communist Party. At the beginning of the second half of the 20th century, Brazil underwent profound social changes in the countryside. The problem of the lack of access to land ownership, experienced by millions of Brazilians, was gradually becoming a very debated topic among the various sectors of society. Among them, the Catholic Church, which, concerned with the direction the discussion was taking and in order to anticipate the revolution, convened, in September 1950, the 1st Ruralist Week held in the city of Campanha (MG). During the following years, the debate on agrarian reform gained more and more space within its hierarchical body. In September 1954, the Second General Assembly of the CNBB released the first document on the topic: The Church and agrarian reform. In 1956, the northeastern bishops met in the city of Campina Grande (PB) and, in 1959, in the capital of Rio Grande do Norte. From 1960 onwards, meetings of bishops began to be called by the CNBB itself. In October 1961 and 1963, the CNBB president convened the CNBB Central Commission to reflect on the publication of the encyclicals Mater et Magistra and Pacem in Terris, and their relationship with the agrarian issue. During the government of João Goulart (1961-1964), the rural worker statute was approved and the Church supported the Basic Reforms. The research will follow the chronological order of the facts that occurred between the years of 1950 and 1964 and, will be made analyzes of the ecclesial documents and bibliographies on the subject. The Catholic Church, benefiting from a composite secular model, which enabled a kind of cooperation with the State, became a public religion and, adapted to the new challenges of contemporary times, to preserve its interests. Faced with the threat of losing space, she tried to present a series of social projects with the purpose of continuing to exert influence within society.
Palabras clave : Igreja Católica
Reforma agrária
Doutrina social da Igreja
Religião pública
Catholic Church
Land reform
Social doctrine of the Church
Public religion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12922
Fecha de publicación : 28-feb-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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