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dc.contributor.advisor1Noé, Sidnei Vilmar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708498D2pt_BR
dc.contributor.referee1Gross, Eduardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798646T1pt_BR
dc.contributor.referee2Melo Júnior, Walter-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706007P2pt_BR
dc.creatorHortegas, Monica Giraldo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253310U5pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T01:06:17Z-
dc.date.available2016-04-27-
dc.date.available2016-05-02T01:06:17Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1296-
dc.description.abstractThe psychology of the mandala has its importance in the work of Carl Gustav Jung. From it, one can understand the limits of the concepts of Self, God and anima mundi in Jungian theory. To develop this theme, there were clearly influence of gnosticism, alchemy, mystical authors, chinese taoism, kundalini yoga. Jung drank from the fountain of diverse disciplines, and produced with uniqueness and originality the concept of the mandala. The importance is not to admire mandalic images or copy them. In the process of integration between the conscious and the unconscious, these images come naturally, showing integration of the personality, maturity and the pursuit of the wholeness of being. Being, from the psychology of the mandala, is in God. A God who is beyond the personal God. It is the very deity. And from it, the self breaks the egoic barriers and extends itself to the other and to the world, understood here as the anima mundi. To become the self is to find simplicity. It is to understand life by the heart.pt_BR
dc.description.resumoA psicologia da mandala tem importância na obra de Carl Gustav Jung. A partir dela, pode-se perceber até onde vão os limites dos conceitos de si-mesmo, Deus e anima mundi na teoria junguiana. Para desenvolver este tema, há nitidamente influência da gnose, alquimia, autores místicos, taoísmo chinês, yoga kundalini. Jung bebeu na fonte de diversas áreas do saber, e produziu com singularidade e originalidade o conceito de mandala. A importância não está em admirar imagens mandálicas prontas ou copiá-las. No processo de integração entre o consciente e o inconsciente, estas imagens surgem naturalmente, evidenciando integração da personalidade, amadurecimento e a busca da totalidade do ser. O ser, a partir da psicologia da mandala, é em Deus. Um Deus que está além do Deus pessoal. É a própria deidade. E, a partir dele, o si-mesmo rompe com as barreiras egóicas e se estende ao outro e ao mundo, entendido aqui como anima mundi. Tornar-se si-mesmo é tornar-se simples. É compreender a vida pelo coração.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia da mandalapt_BR
dc.subjectCarl Gustav Jungpt_BR
dc.subjectSi-mesmopt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectAnima mundipt_BR
dc.subjectPsychology of the mandalapt_BR
dc.subjectCarl Gustav Jungpt_BR
dc.subjectSelfpt_BR
dc.subjectGodpt_BR
dc.subjectAnima mundipt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO si-mesmo, Deus e a anima mundi: a importância da psicologia da mandala na obra de Carl Gustav Jungpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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