https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12996
File | Description | Size | Format | |
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alexandredinizassis.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Alves, Marco Aurélio da Cunha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1673381366758901 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Leonardo Luiz Veiga | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7699742833745013 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antunes, Matheus Pereira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8580019508561958 | pt_BR |
dc.creator | Assis, Alexandre Diniz | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4991400740581479 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-28T22:54:03Z | - |
dc.date.available | 2021-06-10 | - |
dc.date.available | 2021-06-28T22:54:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12996 | - |
dc.description.abstract | A compression ignition engine simulation was performed using diesel fuel mixed with ethanol. The engine considered for the simulation was the electronic engine OM-924 LA from the manufacturer Mercedes-Benz, with 4 cylinders, with 208 horsepower. The russian software called Diesel-RK was used to perform the modeling and validation of the engine, as well as all the mixing simulations because this software is able to predict the performance as well as the formation and emission of different pollutants harmful to the environment. The analysis of the results show that engine performance and consumption slightly increases with the addition of ethanol, as well as thermal efficiency. As for the emissions of gases analyzed, there was a reduction in the emission of NOx and particulate matter. | pt_BR |
dc.description.resumo | Foi realizada uma simulação de um motor de ignição por compressão utilizando combustível diesel misturado com etanol. O motor considerado para a simulação foi o motor eletrônico OM-924 LA da fabricante Mercedes-Benz, de 4 cilindros, com potência de 208 cavalos. O software russo chamado Diesel-RK foi usado para realizar a modelagem e validação do motor, bem como todas as simulações de mistura pois este software é capaz de prever o desempenho bem como a formação e emissão de diferentes poluentes nocivos ao meio ambiente. As análises dos resultados mostram que o desempenho e o consumo do motor aumentam ligeiramente com a adição de etanol, bem como a eficiência térmica. Quanto às emissões de gases analisadas, houve redução na emissão de NOx e de material particulado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Etanol | pt_BR |
dc.subject | Motor de combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Diesel-RK | pt_BR |
dc.subject | Emissão | pt_BR |
dc.subject | Ethanol | pt_BR |
dc.subject | Engine | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Emission | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.title | Análise de desempenho e emissão de poluentes em motor de ignição por compressão utilizando combustível diesel com adição de etanol | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - TCC Graduação |
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