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dc.contributor.advisor1Alves, Marco Aurélio da Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1673381366758901pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Leonardo Luiz Veiga-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7699742833745013pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Matheus Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8580019508561958pt_BR
dc.creatorAssis, Alexandre Diniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4991400740581479pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-28T22:54:03Z-
dc.date.available2021-06-10-
dc.date.available2021-06-28T22:54:03Z-
dc.date.issued2021-03-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12996-
dc.description.abstractA compression ignition engine simulation was performed using diesel fuel mixed with ethanol. The engine considered for the simulation was the electronic engine OM-924 LA from the manufacturer Mercedes-Benz, with 4 cylinders, with 208 horsepower. The russian software called Diesel-RK was used to perform the modeling and validation of the engine, as well as all the mixing simulations because this software is able to predict the performance as well as the formation and emission of different pollutants harmful to the environment. The analysis of the results show that engine performance and consumption slightly increases with the addition of ethanol, as well as thermal efficiency. As for the emissions of gases analyzed, there was a reduction in the emission of NOx and particulate matter.pt_BR
dc.description.resumoFoi realizada uma simulação de um motor de ignição por compressão utilizando combustível diesel misturado com etanol. O motor considerado para a simulação foi o motor eletrônico OM-924 LA da fabricante Mercedes-Benz, de 4 cilindros, com potência de 208 cavalos. O software russo chamado Diesel-RK foi usado para realizar a modelagem e validação do motor, bem como todas as simulações de mistura pois este software é capaz de prever o desempenho bem como a formação e emissão de diferentes poluentes nocivos ao meio ambiente. As análises dos resultados mostram que o desempenho e o consumo do motor aumentam ligeiramente com a adição de etanol, bem como a eficiência térmica. Quanto às emissões de gases analisadas, houve redução na emissão de NOx e de material particulado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectEtanolpt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.subjectDiesel-RKpt_BR
dc.subjectEmissãopt_BR
dc.subjectEthanolpt_BR
dc.subjectEnginept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectEmissionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleAnálise de desempenho e emissão de poluentes em motor de ignição por compressão utilizando combustível diesel com adição de etanolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - TCC Graduação



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