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dc.contributor.advisor1Alves, Luiz Henrique Dias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5741133636261219pt_BR
dc.contributor.referee1Pagotto, Carlos Renato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6779742973524767pt_BR
dc.contributor.referee2Marcomini, Raphael Fortes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7573139171025397pt_BR
dc.creatorPaula, Bruna Gabriela Bridi de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T18:41:55Z-
dc.date.available2021-06-10-
dc.date.available2021-06-30T18:41:55Z-
dc.date.issued2021-03-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13023-
dc.description.abstractThe railway section in the national territory is a necessary and sure bet for the evolution of the economy and related sectors, it needs a way to evolve this sector, the study and understanding of the microstructure of component materials is an alternative. Thus, with the focus on no material used in the manufacture of a wheel, the microstructure and its details interfere with the mechanical properties of the component material, such as the deformation caused by impacts on the wheel that can accelerate the spheroidization process of the wheel. perlite, interfering in the hardness of the steel. This then is the topic of study of this work, the influence of the plastic deformation on the spheroidization of the pearlite grain and its consequences, mainly the ovalization that will be the object of study of the tests. Initially, steel 1080 was also a test instrument, however, with the pandemic situation it was not possible to continue. With the analyzes made of the wheel of the model CP33 used in EFVM and the works already present in the literature, it was possible to relate the results and conclude that there are strong indications that the plastic deformation influences the spheroidization of the pearlite. They were analyzed microscopically that had undergone previous deformation (one side more than the other) and thus their hardnesses were later compared, thus realizing that the more deformation the greater the loss of hardness, that is, a structure changes at lower temperatures than it usually occurs when there is no deformation and is less hard. With the result, it was possible to attest that this differentiation in parameters such as temperature and deformation, would bring about a change in the properties of steel, which leads, for sectors of the railway, the need for precautions, adjustments and new manufacturing strategies to avoid the ovalization of the wheel.pt_BR
dc.description.resumoO trecho ferroviário no território nacional é uma aposta necessária e certeira para a evolução da economia e setores afins, visando uma forma de evoluir esse setor, o estudo e compreensão da microestrutura de materiais de componentes é uma alternativa. Dessa forma, com o foco no material utilizado na fabricação de uma roda, tem-se que, a microestrutura e seus detalhes interferem nas propriedades mecânicas do material do componente, como a deformação causada pelos impactos na roda que podem acelerar o processo de esferoidização da perlita, interferindo na dureza do aço. Esse então é o tópico de estudo deste trabalho, a influência da deformação plástica na esferoidização do grão da perlita e suas consequências, principalmente a ovalização que será o objeto de estudo dos testes. Inicialmente, o aço 1080 também foi instrumento de teste, porém, com a situação pandêmica não foi possível dar continuidade. Com as análises feitas da roda de modelo CP33 empregada na EFVM e os trabalhos já presentes na literatura, foi possível relacionar os resultados e concluir que existem fortes indícios que a deformação plástica influencia a esferoidização da perlita. Foram analisadas microscopicamente amostras que sofreram deformação previa (um lado mais que o outro) e assim posteriormente foram comparadas suas durezas constatando-se então que quanto mais deformação maior a perda de dureza, ou seja, a estrutura modifica-se em temperaturas mais baixas do que normalmente ocorre quando não há deformação e fica menos dura. Com o resultado, foi possível atestar que essa diferenciação nos parâmetros como temperatura e deformação, trariam a mudança nas propriedades do aço, o que leva, para setores da ferrovia, necessidade de precauções, ajustes e novas estratégias de fabricação para evitar a ovalização da roda.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTrecho ferroviáriopt_BR
dc.subjectMicroestruturapt_BR
dc.subjectDeformação plásticapt_BR
dc.subjectConsequênciaspt_BR
dc.subjectPerlitapt_BR
dc.subjectOvalizaçãopt_BR
dc.subjectRailway sectionpt_BR
dc.subjectMicrostructurept_BR
dc.subjectPlastic deformationpt_BR
dc.subjectConsequencespt_BR
dc.subjectOvalizationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleInfluência da deformação plástica no processo de esferoidização da perlita e suas consequênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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