https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13025
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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brunonascimentodacosta.pdf | 8.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Tratamento térmico de normalização em trilhos perlíticos soldados por processo aluminotérmico: propriedades mecânicas e microestruturais |
Autor(es): | Costa, Bruno Nascimento da |
Primeiro Orientador: | Alves, Luiz Henrique Dias |
Membro da banca: | Marcomini, Raphael Fortes |
Membro da banca: | Lagares Júnior, Moisés Luiz |
Resumo: | O presente trabalho objetiva analisar trilhos eutetóides e hipereutetóides soldados pelo processo aluminotérmico que foram posteriormente tratados termicamente pelo processo de Normalização. Para sustentação dos resultados são comparadas as propriedades mecânicas de trilhos em 3 diferentes condições: informações fornecidas pelos fabricantes para trilhos novos, dados coletados para trilhos soldados pelo processo aluminotérmico, e dados coletados para trilhos soldados pelo processo aluminotérmico que receberam tratamento térmico de Normalização. Para análise dos resultados é apresentado ensaio de tração, ensaio de dureza, micrografias e fractografias. Foram utilizadas amostras de trilhos soldados eutetóides e hipereutetóides, os quais quando somente soldados apresentaram comportamento completamente frágil em campo como também quando em ensaios. Após tratamento térmico, os eutetóides recuperaram seu comportamento dúctil e tiveram aumento em aproximadamente 30% para a tensão máxima, alongamento 5 vezes maior quando comparado com a condicão sem tratamento, e reducão de área aproximadamente 9 vezes maior. Os hipereutetóides, apesar de ainda manterem uma tendência ao comportamento frágil, tiveram melhoras consideráveis em suas propriedades mecânicas com aumentos para a tensão máxima entre 20% e 25%, e alongamentos e reducões de área respectivamente superiores a 4 e 7 vezes maior quando comparados com a condicão sem tratamento térmico. |
Abstract: | The present work aims to analyze eutectoid and hypereutectoid rails welded through aluminothermic process that were heat treated according to the Normalization process. To support the results, the rails’ mechanical properties were compared in 3 different circumstances: the data provided by the manufacturers for new rails, collected data for rails welded through the aluminothermic process, and collected data for rails welded through the aluminothermic process that received Normalization heat treatment. In the result analysis, tensile testing, hardness testing, micrographs and fractographs are presented. Samples of eutectoid and hypereutectoid welded rails were used, which when only welded exhibited completely fragile behavior in the field as well as in trials. After heat treatment, eutectoids recovered their ductile behavior and had an increase in maximum tension of approximately 30%, elongation 5 times greater when compared to the condition without treatment, and reduction of area approximately 9 times greater. The hypereutectoids, despite still having a tendency to fragile behavior, showed considerable improvements in their mechanical properties with increases greater than 20% in maximum tension, and stretches and reductions in area respectively greater than 4 and 7 times greater when compared to the condition without heat treatment. |
Palavras-chave: | Tratamento térmico Propriedades mecânicas Trilhos Heat treatment Mechanical properties Rails |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13025 |
Data do documento: | 9-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Engenharia Mecânica - TCC Graduação |
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