https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13029
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
gabrielabonotosantos.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Aplicação dos conceitos da moderna gestão de ativos para aumentar a disponibilidade de equipamentos numa empresa de transporte ferroviário |
Autor(es): | Santos, Gabriela Bonoto |
Orientador: | Alves, Luiz Henrique Dias |
Miembros Examinadores: | Pagotto, Carlos Renato |
Miembros Examinadores: | Bonfá, Thomás Demolinari Pereira |
Resumo: | A manutenção é um dos pilares de qualquer setor que busque constantemente aumentar a confiabilidade e desempenho da produção. Afinal, nestes casos, as estratégias de gerenciamento das intervenções são diretamente responsáveis pela disponibilidade dos ativos, e consequentemente, definem os resultados da companhia. No setor ferroviário não é diferente, o volume de cargas transportadas por esse modal vem crescendo há anos e por isso cada vez mais torna-se indispensável não só saber os métodos de intervenção nos ativos, mas também saber decidir quais desses são vantajosos para um determinado equipamento, para que a gestão da manutenção permita melhorias do ponto de vista financeiro e operacional. Dessa forma, surge a necessidade de analisar o processo e fornecer ferramentas que permitam uma melhor performance das programações. Nesse sentido, esse trabalho tem caráter qualitativo e quantitativo, classificado como uma pesquisa descritiva com características aplicadas, também pelo método de estudo de caso. Portanto, será realizado análise dos indicadores de confiabilidade e disponibilidade e como eles impactam nos resultados financeiros da empresa, para, portanto, permitir identificar os gaps e mitigá-los. |
Resumen : | Maintenance is one of the pillars of any sector that constantly seeks to increase production reliability and performance. After all, in these cases, intervention management strategies are directly responsible for the availability of assets, and consequently, define the company's results. In the railway sector it is no different, the volume of cargo transported by this mode has been growing for years and that is why it is becoming more and more indispensable not only to know the methods of intervention in the assets, but also to know which ones are advantageous for a given equipment, so that maintenance management allows improvements from a financial and operational point of view. Thus, there is a need to analyze the process and provide tools that allow a better performance of the schedules. In this sense, this work has a qualitative and quantitative character, classified as a descriptive research with applied characteristics, also by the case study method. Therefore, an analysis of the indicators of each stage and how they are collected between these stages will be carried out, therefore, allowing to identify the gaps and mitigate them. |
Palabras clave : | Manutenção Confiabilidade Disponibilidade Weibull Maintenance Reliability Availability Weibull |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Engenharia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13029 |
Fecha de publicación : | 16-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Engenharia Mecânica - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons