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dc.contributor.advisor1Lopes, Vitor Mainenti Leal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057454888889576pt_BR
dc.contributor.referee1Hallak, Patricia Habib-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9998509212446471pt_BR
dc.contributor.referee2Regina, Bruno de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0255571036758299pt_BR
dc.creatorKollarz, Lucas Alfredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-30T18:58:51Z-
dc.date.available2021-06-11-
dc.date.available2021-06-30T18:58:51Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13032-
dc.description.abstractThis study aims to perform an aerodynamic analysis on a AeroDesign wing using the Vortex Lattice Method [VLM] and develop a tool for the post processing of aerodynamic loads, since the methods used so far by the UFJF competition team are very time consuming, which delays the project development. Using the position at the cartesian plan, normal vector components, area and pressure coefficient of each panel from the analysis, were calculated using an algorithm the lift, bending and torsor moment along the span. The goal was achieved with great satisfaction, reducing the time consumed by about 85% and calculating the pressure force in comand surfaces, aerodynamic load which was not calculable throght the traditional method.pt_BR
dc.description.resumoO estudo visa realizar uma análise aerodinâmica na asa de uma aeronave AeroDesign utilizando o Vortex Lattice Method [VLM] e desenvolver uma ferramenta para agilizar o pós-processamento dos carregamentos aerodinâmicos visto que os métodos até então utilizados pela equipe de competição da UFJF demandavam muito tempo, o que atrasava o desenvolvimento do projeto. Utilizando a posição no plano cartesiano, componentes do vetor normal, área e coeficiente de pressão de cada painel utilizado nas análises, foi calculada através de um algoritmo a sustentação, momento fletor e torsor ao longo da envergadura. O objetivo foi concluído com bastante satisfação, reduzindo o tempo de processamento dos dados em cerca de 85% e calculando a força de pressão nas superfícies de comando, carregamento aerodinâmico que antes não era calculável através do método tradicional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectVANTpt_BR
dc.subjectVLMpt_BR
dc.subjectCarregamentos aerodinâmicospt_BR
dc.subjectAlgoritmopt_BR
dc.subjectXFLR5pt_BR
dc.subjectUAVpt_BR
dc.subjectAerodynamic loadspt_BR
dc.subjectAlgorithmpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleDesenvolvimento de ferramenta para o pós-processamento de carregamentos aerodinâmicos de asa de Veículo Aéreo Não Tripuladopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Mecânica - TCC Graduação



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