https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13032
File | Description | Size | Format | |
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lucasalfredokollarz.pdf | 6.83 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Lopes, Vitor Mainenti Leal | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057454888889576 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hallak, Patricia Habib | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9998509212446471 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Regina, Bruno de Almeida | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0255571036758299 | pt_BR |
dc.creator | Kollarz, Lucas Alfredo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T18:58:51Z | - |
dc.date.available | 2021-06-11 | - |
dc.date.available | 2021-06-30T18:58:51Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13032 | - |
dc.description.abstract | This study aims to perform an aerodynamic analysis on a AeroDesign wing using the Vortex Lattice Method [VLM] and develop a tool for the post processing of aerodynamic loads, since the methods used so far by the UFJF competition team are very time consuming, which delays the project development. Using the position at the cartesian plan, normal vector components, area and pressure coefficient of each panel from the analysis, were calculated using an algorithm the lift, bending and torsor moment along the span. The goal was achieved with great satisfaction, reducing the time consumed by about 85% and calculating the pressure force in comand surfaces, aerodynamic load which was not calculable throght the traditional method. | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo visa realizar uma análise aerodinâmica na asa de uma aeronave AeroDesign utilizando o Vortex Lattice Method [VLM] e desenvolver uma ferramenta para agilizar o pós-processamento dos carregamentos aerodinâmicos visto que os métodos até então utilizados pela equipe de competição da UFJF demandavam muito tempo, o que atrasava o desenvolvimento do projeto. Utilizando a posição no plano cartesiano, componentes do vetor normal, área e coeficiente de pressão de cada painel utilizado nas análises, foi calculada através de um algoritmo a sustentação, momento fletor e torsor ao longo da envergadura. O objetivo foi concluído com bastante satisfação, reduzindo o tempo de processamento dos dados em cerca de 85% e calculando a força de pressão nas superfícies de comando, carregamento aerodinâmico que antes não era calculável através do método tradicional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | VANT | pt_BR |
dc.subject | VLM | pt_BR |
dc.subject | Carregamentos aerodinâmicos | pt_BR |
dc.subject | Algoritmo | pt_BR |
dc.subject | XFLR5 | pt_BR |
dc.subject | UAV | pt_BR |
dc.subject | Aerodynamic loads | pt_BR |
dc.subject | Algorithm | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de ferramenta para o pós-processamento de carregamentos aerodinâmicos de asa de Veículo Aéreo Não Tripulado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - TCC Graduação |
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