Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1303
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabrielafernandescosta.pdf1.48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Percepção do pareamento entre prosódia e sintaxe por falantes do português brasileiro
Autor(es): Costa, Gabriela Fernandes
Primeiro Orientador: Name, Maria Cristina Lobo
Membro da banca: Marcilese, Mercedes
Membro da banca: Oliveira, Erika Parlato de
Resumo: O trabalho investiga como as pistas prosódicas são usadas por bebês, durante a aquisição de língua, e por adultos e crianças, no processamento linguístico. Particularmente, focaliza-se o pareamento entre fronteiras prosódicas e sintáticas, e em que medida as primeiras são percebidas como pista para identificação das segundas. São tomadas como base teórica a Fonologia Prosódica (NESPOR & VOGEL, 1986) e a hipótese do Bootstrapping Prosódico (MORGAN e DEMUTH, 1996; CHRISTOPHE et al., 1997; 2008). De modo a investigar a relação sintaxe-prosódia e o continuum perceptual defendido pela hipótese do Bootstrapping Prosódico, foram realizados dois experimentos: um com bebês e um com crianças de oito anos e adultos. Verificamos se o contorno prosódico bem formado, aliado a uma unidade sintática, facilita o reconhecimento de elementos na sentença. Os resultados do experimento com bebês apontam para uma preferência pelos estímulos bem formados prosódica e sintaticamente. Os resultados do experimento com adultos revelaram um efeito significativo de congruência prosódia/sintática. Por outro lado, as crianças de 8 anos reagiram aleatoriamente aos estímulos, o que sugere que elas não atentaram para o contorno prosódico bem feito associado ao sintagma sintático, como fizeram os adultos.
Abstract: This study aims how the prosodic cues are used by babies during the language acquisition, and by adults and children during the language processes. Specially, the pairing between prosodic and syntactic boundaries are focused, and to what extent prosodic boundaries is perceived as cues for recognition of syntactic boundaries. The Prosodic Phonologic (NESPOR & VOGEL, 1986) and the Prosodic Bootstrapping (MORGAN e DEMUTH, 1996; CHRISTOPHE et al., 1997; 2008) are used as theoretical basis. To investigate the prosodic-syntax relationship and the perceptual continuum holded by Prosodic Bootstrapping hypothesis, it was made two experiments: with babies, 8-years-children and adults. It was verified if the well-formed prosodic surround, combined with a syntactic unit, makes clause’s elements recognition easier. The babies’ findings shows a preference for syntactic and prosodic well-formed stimuli. The adults’ data, on one hand, reveals a relevant effect of syntactic/prosodic congruence. The 8-years-children, on the other hand, had reacted to stimuli in a randomly way, which suggests that those children did not pay attention to the wellformed prosodic surround combined with the syntactic phrase, as was done by adults.
Palavras-chave: Aquisição de linguagem
Processamento
Prosódia
Sintaxe
Language acquisition
Processes
Prosody
Syntax
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1303
Data do documento: 3-Dez-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.