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dc.contributor.advisor1Name, Maria Cristina Lobo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701631E5pt_BR
dc.contributor.referee1Marcilese, Mercedes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556223T3pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Erika Parlato de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796806Z9pt_BR
dc.creatorCosta, Gabriela Fernandes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-05-02T01:10:23Z-
dc.date.available2016-04-28-
dc.date.available2016-05-02T01:10:23Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1303-
dc.description.abstractThis study aims how the prosodic cues are used by babies during the language acquisition, and by adults and children during the language processes. Specially, the pairing between prosodic and syntactic boundaries are focused, and to what extent prosodic boundaries is perceived as cues for recognition of syntactic boundaries. The Prosodic Phonologic (NESPOR & VOGEL, 1986) and the Prosodic Bootstrapping (MORGAN e DEMUTH, 1996; CHRISTOPHE et al., 1997; 2008) are used as theoretical basis. To investigate the prosodic-syntax relationship and the perceptual continuum holded by Prosodic Bootstrapping hypothesis, it was made two experiments: with babies, 8-years-children and adults. It was verified if the well-formed prosodic surround, combined with a syntactic unit, makes clause’s elements recognition easier. The babies’ findings shows a preference for syntactic and prosodic well-formed stimuli. The adults’ data, on one hand, reveals a relevant effect of syntactic/prosodic congruence. The 8-years-children, on the other hand, had reacted to stimuli in a randomly way, which suggests that those children did not pay attention to the wellformed prosodic surround combined with the syntactic phrase, as was done by adults.pt_BR
dc.description.resumoO trabalho investiga como as pistas prosódicas são usadas por bebês, durante a aquisição de língua, e por adultos e crianças, no processamento linguístico. Particularmente, focaliza-se o pareamento entre fronteiras prosódicas e sintáticas, e em que medida as primeiras são percebidas como pista para identificação das segundas. São tomadas como base teórica a Fonologia Prosódica (NESPOR & VOGEL, 1986) e a hipótese do Bootstrapping Prosódico (MORGAN e DEMUTH, 1996; CHRISTOPHE et al., 1997; 2008). De modo a investigar a relação sintaxe-prosódia e o continuum perceptual defendido pela hipótese do Bootstrapping Prosódico, foram realizados dois experimentos: um com bebês e um com crianças de oito anos e adultos. Verificamos se o contorno prosódico bem formado, aliado a uma unidade sintática, facilita o reconhecimento de elementos na sentença. Os resultados do experimento com bebês apontam para uma preferência pelos estímulos bem formados prosódica e sintaticamente. Os resultados do experimento com adultos revelaram um efeito significativo de congruência prosódia/sintática. Por outro lado, as crianças de 8 anos reagiram aleatoriamente aos estímulos, o que sugere que elas não atentaram para o contorno prosódico bem feito associado ao sintagma sintático, como fizeram os adultos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectProcessamentopt_BR
dc.subjectProsódiapt_BR
dc.subjectSintaxept_BR
dc.subjectLanguage acquisitionpt_BR
dc.subjectProcessespt_BR
dc.subjectProsodypt_BR
dc.subjectSyntaxpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titlePercepção do pareamento entre prosódia e sintaxe por falantes do português brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



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