Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13049
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcosjacobdasilva.pdf4.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Melo, Wilson de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7164776216502084pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, João Alberto Mesquita-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3401031764794962pt_BR
dc.contributor.referee2Valle, Jose Luiz Matheus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5876650501587670pt_BR
dc.creatorSilva, Marcos Jacob da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0627335523230780pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-01T11:10:46Z-
dc.date.available2021-07-01-
dc.date.available2021-07-01T11:10:46Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13049-
dc.description.abstractThe present work aims to demonstrate the creation, the application and the conclusions of a didactic sequence, approaching as the main theme the fall of the bass, in the terrestrial surface. In addressing this theme, the sequence intends to assist the formation of critical citizens in society, envisioning science as a human construction and abandoning possible Aristotelian concepts that students can carry with them. For this purpose, small comic books were used, which were created for the didactic sequence. For the operation of such a sequence, Blomm's taxonomy (in order to create its objectives), the meaningful learning described by Ausubel (to understand how a person can learn), history and philosophy of science (as a tool that enables the formation of a critical citizen in society) and the technological tools of Tracker and Pixton were also used, which served, respectively, to make simulations and to create comics. Although this work could not be reused, before the date of writing, it demonstrated an achievement of the goals to which it set out to bring.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa mostrar a criação, a aplicação e as conclusões de uma sequência didática, abordando como tema principal a queda dos graves, na superfície terrestre. Ao abordar esse tema, a sequência intenciona auxiliar a formação de cidadãos críticos na sociedade, vislumbrando a ciência como uma construção humana e superando possíveis conceitos aristotélicos que os alunos possam carregar consigo. Com essa finalidade, foi utilizada uma série de pequenas histórias em quadrinhos, que foram criadas para a sequência didática. Para o funcionamento de tal sequência, estabeleceu-se como fundamentos teóricos a taxionomia de Blomm (a fim de se criar seus objetivos), a aprendizagem significativa descrita por Ausubel (para entender a forma como uma pessoa consegue aprender), a história e a filosofia da ciência (como ferramenta que possibilita a formação de um cidadão crítico na sociedade). Além disso, foram utilizadas as ferramentas computacionais como o Tracker e o Pixton, que serviram, respectivamente, para fazer simulações e para criar os quadrinhos. O trabalho não pôde ser aprimorado através de uma nova abordagem em sala, mas alcançou os objetivos aos quais almejava.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectQueda-livrept_BR
dc.subjectQuadrinhos como ferramenta lúdicapt_BR
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFreefallpt_BR
dc.subjectComics as a playful toolpt_BR
dc.subjectHistory of sciencept_BR
dc.subjectTeaching physicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.titleEnsino sobre quedas: utilizando quadrinhos como ferramenta lúdicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons