https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13049
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marcosjacobdasilva.pdf | 4.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Melo, Wilson de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7164776216502084 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, João Alberto Mesquita | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3401031764794962 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Valle, Jose Luiz Matheus | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5876650501587670 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Marcos Jacob da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0627335523230780 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T11:10:46Z | - |
dc.date.available | 2021-07-01 | - |
dc.date.available | 2021-07-01T11:10:46Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13049 | - |
dc.description.abstract | The present work aims to demonstrate the creation, the application and the conclusions of a didactic sequence, approaching as the main theme the fall of the bass, in the terrestrial surface. In addressing this theme, the sequence intends to assist the formation of critical citizens in society, envisioning science as a human construction and abandoning possible Aristotelian concepts that students can carry with them. For this purpose, small comic books were used, which were created for the didactic sequence. For the operation of such a sequence, Blomm's taxonomy (in order to create its objectives), the meaningful learning described by Ausubel (to understand how a person can learn), history and philosophy of science (as a tool that enables the formation of a critical citizen in society) and the technological tools of Tracker and Pixton were also used, which served, respectively, to make simulations and to create comics. Although this work could not be reused, before the date of writing, it demonstrated an achievement of the goals to which it set out to bring. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho visa mostrar a criação, a aplicação e as conclusões de uma sequência didática, abordando como tema principal a queda dos graves, na superfície terrestre. Ao abordar esse tema, a sequência intenciona auxiliar a formação de cidadãos críticos na sociedade, vislumbrando a ciência como uma construção humana e superando possíveis conceitos aristotélicos que os alunos possam carregar consigo. Com essa finalidade, foi utilizada uma série de pequenas histórias em quadrinhos, que foram criadas para a sequência didática. Para o funcionamento de tal sequência, estabeleceu-se como fundamentos teóricos a taxionomia de Blomm (a fim de se criar seus objetivos), a aprendizagem significativa descrita por Ausubel (para entender a forma como uma pessoa consegue aprender), a história e a filosofia da ciência (como ferramenta que possibilita a formação de um cidadão crítico na sociedade). Além disso, foram utilizadas as ferramentas computacionais como o Tracker e o Pixton, que serviram, respectivamente, para fazer simulações e para criar os quadrinhos. O trabalho não pôde ser aprimorado através de uma nova abordagem em sala, mas alcançou os objetivos aos quais almejava. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (ProFis) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Queda-livre | pt_BR |
dc.subject | Quadrinhos como ferramenta lúdica | pt_BR |
dc.subject | História da ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Freefall | pt_BR |
dc.subject | Comics as a playful tool | pt_BR |
dc.subject | History of science | pt_BR |
dc.subject | Teaching physics | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.title | Ensino sobre quedas: utilizando quadrinhos como ferramenta lúdica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License