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dc.contributor.advisor1Lopes, Vitor Mainenti Leal-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6057454888889576pt_BR
dc.contributor.referee1Hallak, Patricia Habib-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9998509212446471pt_BR
dc.contributor.referee2Lattari, Mateus Grassano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8103249294176363pt_BR
dc.creatorCouto, Mateus de Landa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2021-07-01T13:20:52Z-
dc.date.available2021-06-08-
dc.date.available2021-07-01T13:20:52Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13054-
dc.description.abstractThe following work consists on a comparative study between two methods used for calculating aerodynamic loads on the lifting surfaces on an aircraft. Said methods are the Vortex Lattice Method aplied on the XFLR5 software and CFD analysis on the OpenFoam software. To this end, a radio controlled cargo aircraft, will be taken as the object of study, designed and built by the Microraptor aerodesign team for the 2019 season of the SAE BRASIL Aerodesign competition. Thus, this study seeks to evaluate the cost-benefit of each methods to obtain the aerodynamic coefficients of a wing submitted to a low Reynolds number.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata de um estudo comparativo entre dois métodos de análise utilizados para a obtenção da distribuição dos carregamentos aerodinâmicos nas superfícies sustentadoras de uma aeronave, sendo estes o método Vortex Lattice, utilizando o software XFLR5; e a análise CFD, utilizando o software OpenFoam. Para tal, tomar-se-á por objeto de estudo uma aeronave radiocontrolada, de perfil cargueiro, projetada e construída pela equipe Microraptor de aerodesign para sua participação na temporada de 2019 da competição SAE BRASIL Aerodesign. Dessa forma, este estudo busca avaliar o custo benefício entre esses métodos para a obtenção dos coeficientes aerodinâmicos de uma asa submetida a um baixo número de Reynolds.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenhariapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectCarregamentos aerodinâmicospt_BR
dc.subjectVortex Lattice Methodpt_BR
dc.subjectXFLR5pt_BR
dc.subjectOpenFoampt_BR
dc.subjectCFDpt_BR
dc.subjectBaixo Reynoldspt_BR
dc.subjectAerodynamic loadspt_BR
dc.subjectLow Reynoldspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.titleEstudo comparativo entre o método Vortex Lattice e análise CFD para a obtenção de carregamentos aerodinâmicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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