https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13054
File | Description | Size | Format | |
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mateusdelandacouto.pdf | 8.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Lopes, Vitor Mainenti Leal | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6057454888889576 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Hallak, Patricia Habib | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9998509212446471 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lattari, Mateus Grassano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8103249294176363 | pt_BR |
dc.creator | Couto, Mateus de Landa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T13:20:52Z | - |
dc.date.available | 2021-06-08 | - |
dc.date.available | 2021-07-01T13:20:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13054 | - |
dc.description.abstract | The following work consists on a comparative study between two methods used for calculating aerodynamic loads on the lifting surfaces on an aircraft. Said methods are the Vortex Lattice Method aplied on the XFLR5 software and CFD analysis on the OpenFoam software. To this end, a radio controlled cargo aircraft, will be taken as the object of study, designed and built by the Microraptor aerodesign team for the 2019 season of the SAE BRASIL Aerodesign competition. Thus, this study seeks to evaluate the cost-benefit of each methods to obtain the aerodynamic coefficients of a wing submitted to a low Reynolds number. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata de um estudo comparativo entre dois métodos de análise utilizados para a obtenção da distribuição dos carregamentos aerodinâmicos nas superfícies sustentadoras de uma aeronave, sendo estes o método Vortex Lattice, utilizando o software XFLR5; e a análise CFD, utilizando o software OpenFoam. Para tal, tomar-se-á por objeto de estudo uma aeronave radiocontrolada, de perfil cargueiro, projetada e construída pela equipe Microraptor de aerodesign para sua participação na temporada de 2019 da competição SAE BRASIL Aerodesign. Dessa forma, este estudo busca avaliar o custo benefício entre esses métodos para a obtenção dos coeficientes aerodinâmicos de uma asa submetida a um baixo número de Reynolds. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Carregamentos aerodinâmicos | pt_BR |
dc.subject | Vortex Lattice Method | pt_BR |
dc.subject | XFLR5 | pt_BR |
dc.subject | OpenFoam | pt_BR |
dc.subject | CFD | pt_BR |
dc.subject | Baixo Reynolds | pt_BR |
dc.subject | Aerodynamic loads | pt_BR |
dc.subject | Low Reynolds | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo entre o método Vortex Lattice e análise CFD para a obtenção de carregamentos aerodinâmicos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica - TCC Graduação |
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